Estações receberão ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

​As estações Luz, Brás e Palmeiras-Barra Funda, Santo Amaro e Grajaú, da CPTM, a partir desta semana, terão campanhas de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti, por meio de parcerias com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e com o Sesc SP.

A Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi e 11-Coral, receberá nesta segunda-feira (22), das 8h30 às 13h, a equipe da SUCEN que distribuirá informativos sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças transmitidas por ele. Os usuários também poderão aproveitar para esclarecer suas dúvidas sobre doenças como a dengue, chikungunya e zika, além das formas de prevenção dos focos que causam a proliferação do mosquito.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • As estações Palmeiras-Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi e 8-Diamante, e Brás, da linha 11-Coral e 12-Safira, também receberão os técnicos da SUCEN, na quarta-feira (24/02) e na sexta-feira (26/02), respectivamente.

    O projeto “O Fim da Picada”, promovido pelo Sesc, terá ações nas estações Grajaú e Santo Amaro, da Linha 9-Esmeralda. Para sensibilizar a população, a ação utiliza a linguagem teatral para informar sobre a importância do combate ao mosquito.

    Aedes aegypti

    O período chuvoso é mais propicio para o aumento das doenças causadas pelo Aedes aegypti, e para que os focos sejam combatidos, são indicados cuidados básicos como: manter caixas-d’água sempre cobertas; não manter água parada; colocar areia nos vasinhos de plantas e cobrir pneus e outros locais que possam acumular água.

    O mosquito que antes causava apenas a dengue, agora é responsável também pelo zika vírus e pela chikungunya. Os principais sintomas das doenças são: dores pelo corpo, febre alta e dor de cabeça.

    A dengue pode causar hemorragia e é a mais perigosa das três doenças, podendo levar à morte. A chikungunya causa dores nas articulações, o que dificulta a mobilidade do doente. A zika tem sintomas que muitas vezes são imperceptíveis, no entanto, pode causar microcefalia em mulheres grávidas.

    CPTM no combate ao mosquito Aedes aegypti

    A CPTM se junta a milhões de brasileiros na luta contra os focos do Aedes aegypti, usando a informação como principal arma no combate ao mosquito. Nas ações promovidas nas estações é possível ao usuário descobrir as diferenças e sintomas de cada doença.

    Confira a programação:

    22/02 – Estação Luz (Linha 11-Coral e 7-Rubi), das 8h30 às 13h00
    Sucen – Distribuição de informativos

    23/02 – Estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda), das 13h00 às 14h30
    SESC – “É o fim da Picada” – Peça teatral

    24/02 – Estação Barra-Funda (Linha 7-Rubi e 8-Diamante) das 8h30 às 13h00
    Sucen – Distribuição de informativos

    26/02 – Estação Brás (Linha 11-Coral e 12-Safira) das 8h30 às 13h00
    Sucen- Distribuição de informativos

    26/02 – Estação Santo Amaro (Linha 9-Esmeralda) das 16h às 17h30
    SESC – “É o fim da Picada” – Peça teatral

    29/02 – Estação Grajaú (Linha 9-Esmeralda), das 16h às 17h30
    SESC – “É o fim da Picada” – Peça teatral

    Deixe um comentário