17.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Chuva deixa toda a capital em estado de atenção para enchentes

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo decretou estado de atenção em toda a cidade de São Paulo no início da noite deste domingo (21). Choveu forte nas zonas Norte, Oeste, Centro e Sudeste e em parte das zonas Leste e Sul. Às 22h30, a chuva perdeu força e todas as regiões saíram do estado de atenção. Segundo o órgão da prefeitura, uma grande área de instabilidade vinda do interior do Estado de São Paulo atingiu a capital.

Por causa do mau tempo, o Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, operou por instrumentos a partir das 19h30. A operação retornou à normalidade às 21h30. Choveu de forma mais intensa na região da Penha, Ermelino Matarazzo, Aricanduva, Vila Matilde.

O temporal deste domingo, segundo meteorologistas do CGE, foi em decorrência de uma área de instabilidade vinda do interior do Estado para a capital paulista aliada à alta temperatura: São Paulo registrou máxima de 27°C.

Na zona leste, foi registrado o segundo maior acúmulo de precipitação (29,4 mm), atrás somente da zona oeste com 36,2 mm. Em média, choveu cerca de 24,8 mm na cidade .

Entre às 21h e as 21h30 foi decretado estado de alerta na subprefeitura de Itaquera, na Zona Leste, por causa de transbordamento do córrego Rio Verde, perto da Rua Cunha Porã.

Carros voltam de ré na Rua Pedroso de Morais por causa de alagamento (Foto: Lívia Machado/ G1)
Chuva intensa na Vila Sônia (Foto: Vivi Reis/ G1)

Na Rua Pedroso de Morais, na Zona Oeste, motoristas desistiam de passar pelos trechos alagados e voltavam de ré. Na Rua Harmonia, na Vila Madalena, a água deixou carros ilhados.

Houve alagamento intransitável na Radial Leste, sentido bairro, com ocupação total da via, perto do Metrô Artur Alvim; na Avenida Ricardo Jafet, 1889 e na altura do Viaduto Saioá; na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello perto da Rua Domingos Afonso, e na Avenida Santo Amaro, próximo a Rua Doutor Jesuíno Maciel.

A Prefeitura apontou quedas de árvore na Praça Reverendo Israel Vieira Ferreira e na Rua Luis Gonzaga, na Zona Norte.

A chuva deste domingo também favoreceu dois reservatórios de São Paulo: o Cantareira e o Guarapiranga. Na zona norte, região da cabeceira do Cantareira, o CGE registrou 18,4 mm de água. Já na zona sul, onde fica o manancial de Guarapiranga, o órgão registrou 23,7 mm.

A segunda-feira (22) terá tempo instável e pancadas de chuva, que devem se alternar com períodos de melhoria no decorrer do dia. As temperaturas devem variar entre mínimas de 19ºC e máximas de 27ºC.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS