22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

6 técnicas para sobreviver ao metrô lotado

1. Crie uma bolha

Não ande grudado na pessoa da frente – porque, se por algum motivo o fluxo parar, você será prensado por quem vem atrás. Sempre deixe 1 metro de espaço à sua frente.

2. Vá para as pontas

Não é mito. Os cantos do trem são mesmo mais vazios. Um estudo do metrô de Nova York constatou que, nos horários de pico, os vagões das pontas são 30% mais vazios.

3. Largue o celular

Deixe para brincar com seu smartphone quando estiver dentro do vagão. Uma pesquisa da Universidade de Maryland, nos EUA, descobriu que quem usa o telefone enquanto anda diminui em 33% a sua velocidade. E esse não é o único problema. O estudo também revelou que as pessoas costumam olhar o celular antes de subir na escada rolante – o que atrasa ainda mais as coisas.

4. Não costure

Não tente andar mais rápido do que a multidão. Isso, como comprovou um estudo do Instituto Max Plank, em Berlim, quebra a fila em várias outras, menores e mais lentas. E todo mundo anda mais devagar. Inclusive você.

5. Desembarque numa boa

Na hora de sair do vagão, veja quais pessoas também vão descer – e vá atrás da maior. Ela irá abrindo caminho para você, que atravessará a multidão sem esforço.

6. Use os braços

As outras pessoas não têm como adivinhar para qual lado você quer ir. Sinalize com os antebraços quando for virar para a direita ou a esquerda.

Fontes: Metrôs de Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; Mehdi Moussaid (cientista do Instituto Max Planck); Universidade de Maryland.

* Texto extraído da publicação da revista Super Interessante

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    1 COMMENT

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS