ViaQuatro lança site acessível em Libras

A partir de 6 de janeiro, a comunidade de surdos ganha mais um site acessível na Língua Brasileira de Sinais – Libras. O portal da ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô, será o primeiro no segmento de transporte sobre trilhos do País a instalar o Hand Talk, um tradutor automático em língua de sinais.

No site da ViaQuatro há informações sobre o status de funcionamento de todas as linhas de metrô e dos trens da CPTM, campanhas de cidadania e conscientização e o guia do passageiro, além de perguntas e respostas mais freqüentes, entre outras. Com o tradutor digital, a proposta é tornar essas informações acessíveis aos deficientes auditivos.

A tradução é feita pelo intérprete virtual, Hugo, personagem em 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão. Para utilizar o tradutor, basta acessar o site, clicar no ícone Hand Talk no canto da página do site e ativar o aplicativo. Daí em diante, todo conteúdo de texto selecionado pelo internauta é traduzido para Libras.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil possui quase 10 milhões de pessoas com algum tipo de problema auditivo e, entre elas, uma grande parcela não compreende o português e depende exclusivamente do método Libras para se comunicar. No mundo, esse número ultrapassa 360 milhões de pessoas.

Desde sua criação, o aplicativo Hand Talk recebeu prêmios no Brasil e exterior. A solução foi eleita entre mais de 15 mil aplicativos de mais de 100 países como o melhor aplicativo social do mundo, no WSA-mobile, evento organizado pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Deixe um comentário