21.6 C
São Paulo
terça-feira, abril 23, 2024

Rodízio de carros vira alternativa para diminuir a poluição em Nova Délhi

Capital mais poluída do mundo, a cidade de Nova Délhi amanheceu nesta sexta-feira (01/01) sem veículos com placas pares em suas estradas, ao entrar em vigor as medidas de restrição de veículos destinadas a reduzir os níveis de poluição na cidade.

No primeiro dia de implementação da restrição, que limita o uso de veículos em dias alternados em função de seu número de matrícula, a grande maioria dos carros privados em circulação tinha placas com final ímpar.

“Délhi conseguiu! Os relatórios até o momento são muito favoráveis”, manifestou em sua conta no Twitter o chefe do governo da capital indiana, Arvind Kejriwal.

Em diferentes pontos da cidade, foram desdobrados grupos de “defensores civis” para assegurar a entrada em vigor do plano, como mostram imagens divulgadas nessa rede social pelo partido de governo local, o Partido Aam Aadmi (AAP, Partido do Homem Comum).

Os voluntários levam cartazes verdes nos quais é possível ler slogans em híndi e em inglês como “Délhi livre de poluição”, além de panfletos do mesma cor.

A restrição, que será implantada inicialmente durante um período de teste de duas semanas, não afeta os motoristas que viajam sozinhos ou com crianças menores de 12 anos, veículos de duas rodas e nem os carros de uma longa lista de altos cargos políticos, judiciais e diplomáticos.

Ratificada pelo Alto Tribunal de Délhi, a medida faz parte de uma série de medidas anunciadas no começo de dezembro pelo Executivo da capital indiana.

O conjunto inclui a plantação de vegetação nas principais estradas para reduzir o pó na atmosfera, limitar ainda mais a circulação de veículos pesados e fechar centrais térmicas.

Com uns 17 milhões de habitantes, Nova Délhi é uma das cidades mais povoadas do mundo e, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), é a capital mais poluída do planeta.

A Índia conta com treze das 20 cidades mais poluídas do mundo, de acordo com este organismo das Nações Unidas.

* Com informações da agência EFE

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS