15.9 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Harvard Experience conclui dez dias de trabalhos no MobiLab

Os alunos que participaram do Harvard Experience no MobiLab, entre os dias 10 e 19 de janeiro, apresentaram seus projetos desenvolvidos durante a estadia no laboratório.

Os estudantes, divididos em quatro grupos, foram avaliados por uma banca composta por professores da USP, da FGV e do Mackenzie, além de integrantes do MobiLab.

O grupo vencedor, composto por dois brasileiros e três americanas, desenvolveu um aplicativo que, por meio de imagens aéreas, determina a largura das vias da cidade, com o objetivo de identificar ruas e avenidas com maior necessidade de intervenção na questão da infraestrutura.

Entre os vencedores, um aluno será sorteado e ganhará uma viagem por uma semana. Se for uma estudante de Harvard, ela voltará ao Brasil e se for um brasileiro, ele poderá conhecer Harvard. O sorteio será realizado pela Universidade no mês de fevereiro.

Sobre a estrutura do MobiLab, Vinicius Licks, diretor de Harvard, elogiou a disponibilidade de dados e sua função na sociedade. “O laboratório é fantástico, por proporcionar um espaço que permita encontros de pessoas interessadas em realizar trabalhos que contribuam para a cidade na área de mobilidade urbana. Ele está em nível de igualdade o com o que você encontra de melhor no mundo”.

Os vencedores

Jessica Zhang, nascida em Baltimore e cursando Matemática Aplicada e Economia, integrante do grupo vencedor, ressalta que “foi uma grande experiência poder trabalhar em algo que pode impactar na vida das pessoas”.

O brasileiro Victor Faria, da turma de Ciências da Computação do IME-USP comemorou a grande quantidade de dados disponibilizados. “Nós tivemos acesso a muitos dados que São Paulo está disponibilizando e pudemos trabalhar neles e propor soluções para a cidade”, disse.

Monica Mishra, estudante de Ciências da Computação, ressaltou que o período mostra que há a possibilidade de aliar educação e poder público. “Muitas pessoas escolhem trabalhar na iniciativa privada, mas esse período mostrou que há muito espaço a ser trabalhado junto ao governo”, afirmou.

Os alunos também comemoraram a iniciativa e ressaltaram o período de experiência no Brasil e a convivência com os estudantes do país. “Nós fomos muito bem recebidos pelos pares brasileiros, que nos fizeram se sentir em casa e conseguimos trabalhar muito bem juntos”, disse Zaria Smalls, nova-iorquina estudante de Engenharia Elétrica. A impressão foi compartilhada por outro integrante brasileiro do grupo, Carlos Elmadjian, que também estuda Ciências da Computação no IME-USP. “A experiência de trabalhar com os estudantes de Harvard foi enriquecedora”, conclui.

A expectativa da Universidade é que o projeto tenha continuidade. Jason Dyatt, diretor de Harvard, explicou que além da viagem a um dos alunos, os grupos participantes poderão se inscrever no iLab – Laboratório de Inovação da instituição e, caso sejam contemplados, terão apoio acadêmico para desenvolvê-los.

Outras propostas

Os demais grupos participantes apresentaram propostas para a mobilidade urbana de São Paulo como um aplicativo para facilitar a comunicação entre as esferas do poder público e os cidadãos, meios de utilizar os dados da bilhetagem eletrônica para ajudar no planejamento dos ônibus e coletar informações dos radares para verificar rotas alternativas de tráfego.

Texto: Edmur Hashitani

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS