20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Após chuva, solapamento interdita Radial Leste e afeta a Linha 3-Vermelha do Metrô

A linha 3-Vermelha do Metrô circula com velocidade reduzida desde às 4h40 da manhã desta terça-feira (26). A demora é causada porque parte do solo afundou na Radial Leste, na altura da Rua Doutor Moacir Tavolaro, em frente a estação Artur Alvim, da linha 3-Vermelha, por volta das 22h desta segunda-feira (25).

De acordo com a CET, havia no local uma obra de galeria pluvial. Por conta da forte chuva desta segunda-feira, parte do solo começou a ceder.

Na madrugada desta terça-feira (26), a situação piorou: houve o afundamento de solo e parte do lastro de sustentação muro do Metrô caiu. O buraco, segundo a CET, tem cinco metros de profundidade e cinco de largura.

Funcionários do Metrô já estão pelo local para tentar recuperar essa parte do muro que caiu. Por conta disso, a velocidade da linha 3 ficou reduzida. Em algumas estações da linha 3-Vermelha havia restrição de embarque nas catracas, por medida de segurança.

De acordo com a CET, uma faixa da via permanece interditada, juntamente com a ciclovia e a calçada, no sentido Centro. Apenas uma faixa ficará livre para o trânsito de veículos. Com isso, a circulação pode se complicar durante a manhã, devido ao tráfego intenso na região. Houve um desvio de trânsito da Radial Leste para as avenidas José Pinheiro Borges e Calim Eid.

Equipes da Defesa Civil e da Subprefeitura também estão pelo local trabalhando para recuperar a via. Não há previsão de liberação da pista.

Por solicitação do Metrô, o PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) iniciou a operação às 5h10, para atender o trecho entre as estações Penha e Corinthians Itaquera.

A partir das 5h30, o atendimento passou a ser realizado da estação Itaquera para a estação Carrão. Técnicos da SPTrans estão acompanhando e monitorando a operação.

O Metrô disse que o buraco acabou “afetando o lastro de um pequeno trecho da via da linha 3-Vermelha entre as estações Artur Alvim e Patriarca” e que “a recuperação da condição normal deste lastro foi feita pela equipe de manutenção do Metrô”.

O Metrô complementa que “para segurança dos funcionários que estão no local monitorando a passagem dos trens, a velocidade das composições foi reduzida entre as estações Patriarca e Artur Alvim”.

O Metrô também disse que “o Metrô acionou o PAESE com a CPTM e com a SPTrans, que disponibilizou 30 ônibus a mais no trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Carrão. Os ônibus não farão a integração habitual nas estações Corinthians-Itaquera, Artur Alvim, Patriarca, Guilhermina-Esperança, Vila Matilde e Penha, mas somente na estação Carrão. Os usuários estão sendo avisados sobre estas alterações em relação à operação habitual pelo sistema de som das estações e trens”.

A CET afirmou que havia uma obra de galeria pluvial no local (Foto: Reprodução/Rede Record)

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS