O temporal que atingiu São Paulo neste domingo (20) travou o trânsito, alagou ruas e avenidas e deixou grande parte da capital em estado de atenção.
O primeiro alerta foi dado às 15h17 e durou pouco mais de 3h, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à prefeitura.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
O aguaceiro foi mais intenso nas zonas norte, leste, oeste, além da Marginal Pinheiros e do centro.
Imagens do radar meteorológico mostraram que havia precipitação forte na zona Norte, principalmente, nos bairros de Vila Maria e Santana. Na zona leste, o mesmo quadro era observado no bairro da Mooca.
Ao todo, foram registrados 12 pontos de alagamento na cidade, sendo que dois continuavam ativos por volta das 20h20. Havia um intransitável na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, afetando os dois sentidos, e um transitável na transposição das pistas local e central da marginal Tietê, altura da Freguesia do Ó, sentido Castello.
Trânsito
Mais cedo, foram registrados alguns pontos de congestionamento, por conta dos alagamentos. Na marginal Tietê, o motorista ainda encontrava 2,6 km de filas, por volta das 20h20. A retenção estava na pista local, a partir da ponte Jânio Quadros, sentido Castello.
Chuvas
O maior volume de chuva aconteceu na região da Mooca (zona leste), chegando a 33,8 milímetros (mm). Também tiveram acumulado significativo os bairros de São Mateus (zona leste), Santana (zona norte) e Pirituba (zona norte).
Chuva forte também foi registrada entre o final da tarde e o início da noite nas cidades de Guarulhos, Mairiporã, Suzano, Itaquaquecetuba, Arujá e Mogi das Cruzes, todas na região metropolitana.
As chuvas, segundo o órgão da prefeitura, ocorreram devido a uma combinação de calor, alta disponibilidade de umidade na atmosfera e a passagem de uma frente fria pelo oceano. Medições feitas às 15h10 no aeroporto Campo de Marte, na zona norte, detectaram rajadas de vento de até 46,3 km/h.
Pirituba
Um homem de 23 anos morreu afogado dentro de casa após uma forte chuva inundar sua casa em Pirituba, zona norte de São Paulo, na tarde de sábado (19).
Mauricio de Oliveira teria conseguido sair do imóvel, mas retornou para resgatar o cachorro e acabou se afogando. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Oliveira foi encaminhado ao pronto-socorro Pirituba com parada cardíaca e morreu em seguida.
O caso foi registrado no 87º Distrito Policial (Vila Pereira Barreto).
Previsão do tempo
A frente fria deve manter o tempo instável na região metropolitana nos próximos dias. Nesta segunda (21), o tempo ficará mais nublado, com poucas aberturas de sol, e chuvas entre a tarde e a noite. As temperaturas ficarão entre os 19°C e os 26°C.