Técnicos iniciam vistoria em prédio do Museu da Língua Portuguesa

Após mais de 12 horas do incêndio que atingiu na tarde desta segunda-feira (21) o edifício do Museu da Língua Portuguesa, na praça da Luz, equipes do Corpo de Bombeiros continuavam o trabalho de rescaldo na manhã desta terça (22). Ao menos três viaturas e dez homens foram deslocados para a região.

Técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) chegaram por volta das 10h desta terça na estação da Luz, que abriga o Museu da Língua Portuguesa, no Centro de São Paulo, local atingido por incêndio na segunda-feira (21). A estação da CPTM que funciona no local só será liberada após a realização da vistoria e desde que não haja riscos para os passageiros.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

O engenheiro civil e pesquisador do IPT, José Theophilo, disse que foi feito um reconhecimento preliminar na noite desta segunda-feira, mas devido à falta de condições de visibilidade e de acesso, a vistoria ficou para a manhã desta terça (22). Para ele a prioridade são as condições da edificação.

“O próximo passo é verificar as partes mais afetadas do sinistro e relacionados a cobertura”, afirmou. Questionado se a trepidação dos trens seria uma grande preocupação, ele negou. “Esse é um parâmetro secundário. No momento nós estamos preocupados só com as condições físicas da edificação”, disse o engenheiro.

Nesta primeira fase da vistoria será feita a identificação visual. “Identificação das partes construtivas, das partes estruturais e as condições que elas apresentam”, especificou. De acordo com o engenheiro, a principal preocupação é com a estabilidade dos painéis onde estavam ligadas estruturas destruídas. Não há previsão de quando tempo vai levar o trabalho.

Eles usam a escada dos bombeiros para ter uma visão da parte superior do prédio.

Reconstrução

Todo o prédio foi afetado pelo fogo e pela fumaça e vai ter que ser reconstruído, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Após o incêndio ter sido controlado, ainda havia risco de queda de parte do telhado. “Foi uma área bem grande, afetou todos os pavimentos. Praticamente toda a área do museu”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros, Rogério Bernardes Duarte.

Leia também:

Incêndio atinge Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

Museu da Língua Portuguesa não tinha auto de vistoria dos Bombeiros

Geraldo Alckmin diz que reconstruirá museu incendiado

Bombeiro civil morre após tentar combater incêndio no Museu da Língua Portuguesa

Estação da Luz da CPTM é fechada após fogo em Museu da Língua Portuguesa

Deixe um comentário