19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Sebastião Almeida ameaça concessão da viação Campo dos Ouros por causa de paralisações

Insatisfeito com a segunda paralisação em pouco mais de um mês das operações das viações Campo dos Ouros, o prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, não descartou a possibilidade de substituir a empresa que atua no sistema de transporte público de Guarulhos. A interrupção nas atividades de motoristas e cobradores, iniciada na manhã desta segunda-feira, foi motivada pelo atraso no pagamento do vale-refeição dos trabalhadores. Em novembro, a paralisação durou um dia em virtude do não pagamento dos salários até o dia 10 daquele mês.

“Toda empresa de transporte que presta serviço para a municipalidade é uma concessão de serviços. Concessão de serviços tem deveres e obrigações. Se isso não for respeitado, alguma medida pode ser tomada. Eu não descarto nenhuma possibilidade”, disse o prefeito Sebastião Almeida durante a inauguração da unidade do Fácil Empresarial, nesta segunda-feira (14), no bairro da Vila Rio.

Uma das reivindicações das empresas que atuam no sistema alternativo de transporte, por meio dos micro-ônibus, quanto no sistema municipal, operado por ônibus, é o atraso no repasse do subsídio referente a aceitação do Bilhete Único. O chefe do Poder Executivo afirmou que os valores em atraso foram negociados e estão sendo quitados conforme negociação com os empresários.

“Primeiro que a Campo dos Ouros não é a única empresa que trabalha na cidade. A pergunta é: se as outras empresas (Guarulhos e Vila Galvão) estão trabalhando por que ela parou? Aí é mais uma questão de gestão da empresa do que qualquer outra coisa. A prefeitura vem dialogando e pactuando com as empresas as condições do repasse do subsídio”, explicou Almeida.

A paralisação na operação da viação Campo dos Ouros nesta segunda-feira (14) que não tem previsão para terminar, não foi a única neste ano. Em meados do último mês, a empresa sediada no bairro Bela Vista, prejudicou o traslado de aproximadamente 200 mil passageiros que usam dez linhas disponibilizadas por ela. Almeida prometeu empenho para evitar novas interrupções no sistema.

“Tudo que foi feito até agora foi de comum acordo com a empresa. Se a empresa está deixando de fazer alguma coisa com os seus funcionários, aí é um assunto pertinente a empresa e não ao Poder Público. Agora, nós vamos ficar em cima, até porque esse tipo de coisa não pode ocorrer. Cada vez que a empresa atrasa um compromisso com os funcionários, quem acaba pagando é a população”, concluiu.

Viação Atual

Desde às 4h desta segunda-feira (14), além das linhas urbanas operadas pela Campo dos Ouros, as nove linhas intermunicipais que circulam com uma frota de cerca de 50 ônibus da viação Atual, empresa que faz parte do Consórcio Internorte, não estão operando em virtude da paralisação dos motoristas e cobradores. O motivo, segundo o sindicato da categoria, é o não pagamento do vale-refeição.

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) acionou as outras empresas que compõem o referido Consórcio para o reforço da frota das 21 linhas que têm como destino às estações Brás, Penha, Tietê e Carrão do Metrô, operadas pelas empresas Guarulhos Transportes, Vila Galvão e Tip Bus.

Leia também:

Motoristas e cobradores descartam voltar ao trabalho nas viações Campo dos Ouros e Atual em Guarulhos

120 mil passageiros são prejudicados com paralisação de motoristas e cobradores em Guarulhos

Motoristas e cobradores das viações Campo dos Ouros e Atual em Guarulhos entram em greve

Contatos

Viação Campo dos Ouros e Viação Atual
Endereço: Avenida Monte Carlo, 88 – Jardim Bela Vista – Guarulhos – SP – CEP: 07133-110
Telefone: (11) 2404-8499

Prefeitura de Guarulhos
Reclamações, Dúvidas, Sugestões, Críticas sobre o Trânsito e Transporte em Guarulhos, ligue para o telefone 2475-6996 da Prefeitura de Guarulhos.

Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos
Rua Dora, 18 – Vila Barros – CEP: 07192-100
Telefone: (11) 2402-6200
Site: http://bit.ly/1WKSd92
Secretário: Atílio André Pereira

EMTU
Telefone: 0800 724 0555
Reclamações: http://emtu.sp.gov.br/emtu/fale-conosco/entre-em-contato/por-formulario-eletronico.fss
Twitter: http://twitter.com/emtu_oficial

* Atualização: 20h58

* Com informações do portal Guarulhos Web

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS