A rodovia Anhanguera, que liga a cidade de São Paulo ao interior do Estado, ganhou o primeiro eletroposto rodoviário do Brasil. Trata-se de uma parceria da CCR AutoBAn (administradora da rodovia), CPFL (maior grupo privado do setor elétrico brasileiro) e a Rede Graal, de postos de gasolina.
O eletroposto ficará localizado no km 67 da Anhanguera, na altura da cidade de Jundiaí. “A criação do corredor elétrico proporciona mais segurança aos usuários dos veículos elétricos em suas viagens entre Campinas e São Paulo”, afirma o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti.
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O posto Graal recebeu um eletroposto universal doado pela fabricante ABB, que consegue se plugar a todos os modelos de carros elétricos disponíveis no mercado.
Dependendo do carro, será possível recarregar até 80% da bateria em apenas 30 minutos. A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).
O abastecimento dos carros elétricos será gratuito – a Rede Graal vai arcar com os custos de energia. A CPFL Energia foi responsável por instalar toda a infraestrutura do eletroposto, que inclui um transformador de baixa tensão, carregador e cabeamento
O eletroposto não serve apenas de apoio aos motoristas que fazem a viagem São Paulo/Campinas (principal itinerário da redovia). Ele ajudará a CPFL a avançar em estudos do impacto do uso dos veículos elétricos na rede, e o potencial de evolução da infraestrutura de recarga do Brasil.
No mês passado, o governo federal isentou de impostos de importação carros elétricos fabricados em qualquer país do mundo. Os híbridos (que também podem se beneficiar do eletroposto, se foram do tipo plug-in) tiveram as alíquotas reduzidas drasticamente. Atualmente, o único carro 100% elétrico à venda no Brasil por importação oficial é o BMW i3 (R$ 215 mil).
Fonte: Carro Online