Fórum discute mobilidade urbana em Curitiba

O 86º Fórum de Mobilidade Urbana realizado em Curitiba teve como principal tema o transporte coletivo. Secretários, representantes do Ministério das Cidades e dirigentes públicos da área vieram das principais capitais do Brasil para se reunir no evento que discute ações, projetos e recursos para o segmento da mobilidade urbana.

“Um encontro como esse é extremamente importante por dois motivos: primeiro, por uma troca de informações dos projetos que estão em andamento, e depois por entender as demandas. E, ao entender essas demanda, nos permite priorizar os investimentos e priorizar as ações do Ministério das Cidades aqui no Estado”.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Durante o Fórum, os participantes apresentaram necessidades e novas propostas de seus municípios. Mas, sem ser convidada, a crise econômica, que toma conta do cenário nacional, se apresentou na reunião.

    “O grande dilema é como equilibrar as contas, porque as demandas da sociedade são as mais variadas possíveis e os recursos são limitados. Então é importante também ter criatividade no sentido de identificar novas fontes de recursos, para que efetivamente exista condições dos investimentos necessários”.

    Mas, para especialistas da área, é preciso que além de projetos e novas ações haja descentralização dos recursos que são destinados à mobilidade urbana nas cidades, e que acabam ficando em Brasília. “O que nós temos observado é que existe uma grande transferência de responsabilidade para os municípios e a concentração de renda e de receitas no âmbito do Governo Federal e Estadual. Então, nós entendemos que o momento é discutir, não só as responsabilidades ,mas também os recursos necessários”.

    A atenção também ficou por conta da situação dos pequenos municípios responsáveis, principalmente, pelo transporte rural. “Cidades médias e até pequenas, que muitas vezes são responsáveis pelo transporte rural, pelo transporte intermunicipal em distâncias muito longas. Ou seja, o custo de funcionamento acaba sendo equivalente a também os desafios dos grandes centros urbanos”.

    Participaram das palestras e debates o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires; a coordenadora regional da ANTP/PR, Rosangela Battistella; o coordenador do Escritório da ANTP Brasilia, Nazareno Stanislau Affonso; o secretário Municipal de Transportes de São Paulo/SP, Jilmar Tatto; o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá/MT e Vice Presidente do Fórum Nacional, Thiago França Cabral; o Presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e secretário municipal de Transportes e Trânsito de Guarulhos/SP, Atílio André Pereira; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o secretário municipal de governo (PR), Ricardo MacDonald; o presidente da Urbs (Curitiba), Roberto Gregório da Silva Junior e o secretário nacional de Transporte e Mobilidade do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes.

    Fonte: Jornal Catve 

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • 1 comentário em “Fórum discute mobilidade urbana em Curitiba”

    1. O 86º Fórum de Mobilidade Urbana em Curitiba destacou a importância da troca de informações e entendimento das demandas para melhorar o transporte coletivo. Embora o evento tenha focado em novas propostas e necessidades, a crise econômica também foi um tema relevante, evidenciando a necessidade de descentralização de recursos e criatividade na busca por novas fontes de financiamento. A participação de representantes de diversas cidades e entidades reflete a complexidade e a importância dos desafios enfrentados no setor.

    Deixe um comentário