19.7 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Fórum discute mobilidade urbana em Curitiba

O 86º Fórum de Mobilidade Urbana realizado em Curitiba teve como principal tema o transporte coletivo. Secretários, representantes do Ministério das Cidades e dirigentes públicos da área vieram das principais capitais do Brasil para se reunir no evento que discute ações, projetos e recursos para o segmento da mobilidade urbana.

“Um encontro como esse é extremamente importante por dois motivos: primeiro, por uma troca de informações dos projetos que estão em andamento, e depois por entender as demandas. E, ao entender essas demanda, nos permite priorizar os investimentos e priorizar as ações do Ministério das Cidades aqui no Estado”.

Durante o Fórum, os participantes apresentaram necessidades e novas propostas de seus municípios. Mas, sem ser convidada, a crise econômica, que toma conta do cenário nacional, se apresentou na reunião.

“O grande dilema é como equilibrar as contas, porque as demandas da sociedade são as mais variadas possíveis e os recursos são limitados. Então é importante também ter criatividade no sentido de identificar novas fontes de recursos, para que efetivamente exista condições dos investimentos necessários”.

Mas, para especialistas da área, é preciso que além de projetos e novas ações haja descentralização dos recursos que são destinados à mobilidade urbana nas cidades, e que acabam ficando em Brasília. “O que nós temos observado é que existe uma grande transferência de responsabilidade para os municípios e a concentração de renda e de receitas no âmbito do Governo Federal e Estadual. Então, nós entendemos que o momento é discutir, não só as responsabilidades ,mas também os recursos necessários”.

A atenção também ficou por conta da situação dos pequenos municípios responsáveis, principalmente, pelo transporte rural. “Cidades médias e até pequenas, que muitas vezes são responsáveis pelo transporte rural, pelo transporte intermunicipal em distâncias muito longas. Ou seja, o custo de funcionamento acaba sendo equivalente a também os desafios dos grandes centros urbanos”.

Participaram das palestras e debates o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires; a coordenadora regional da ANTP/PR, Rosangela Battistella; o coordenador do Escritório da ANTP Brasilia, Nazareno Stanislau Affonso; o secretário Municipal de Transportes de São Paulo/SP, Jilmar Tatto; o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Cuiabá/MT e Vice Presidente do Fórum Nacional, Thiago França Cabral; o Presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana e secretário municipal de Transportes e Trânsito de Guarulhos/SP, Atílio André Pereira; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o secretário municipal de governo (PR), Ricardo MacDonald; o presidente da Urbs (Curitiba), Roberto Gregório da Silva Junior e o secretário nacional de Transporte e Mobilidade do Ministério das Cidades, Dario Rais Lopes.

Fonte: Jornal Catve 

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS