Área de monotrilho da Linha 17-Ouro vira ponto de uso de drogas e depósito de lixo

O monotrilho da Linha 17-Ouro que está sendo construído há três anos na Avenida Jornalista Roberto Marinho, na Zona Sul de São Paulo, virou abrigo para moradores de rua e, em alguns trechos, para usuários de drogas. A obra, prometida inicialmente para 2013, tem trechos sem nenhuma intervenção e só deverá ficar pronta em 2017.

Enquanto isso, a área se parece cada vez mais ao degradado Minhocão, na região central de São Paulo. O espaço virou também um depósito de lixo e entulho. Entre roupas e pedaços de obras, é possível encontrar também pneus cheios de água, um ambiente favorável para a reprodução do mosquito que transmite a dengue.

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  • Debaixo dos pilares e das futuras estações, os sem-teto montaram coberturas de papelão para dormir. Sob o monotrilho, os novos moradores vivem livres da chuva entre as duas pistas da Avenida Roberto Marinho e do Córrego Água Espraiada.

    Usuários de drogas ficam dentro do canteiro central, embaixo do monotrilho (Foto: Márcio Pinho/G1)

    No início do mês, havia barracas montadas no trecho entre as avenidas Washington Luís e Vereador José Diniz. A reportagem do site G1 encontrou cinco moradias em condições precárias, entre barracos de madeira e barracas de acampamento. Na terça-feira (15), o telejornal SPTV da TV Globo denunciou o estado de abandono da área. Na quinta (17), as barracas não estavam mais lá, e alguns funcionários cortavam a grama do canteiro central. O estado de degradação da área, porém, permanece.

    O terreno é administrado pelo consórcio que toca a obra. O Metrô, responsável pelo empreendimento, afirma que já notificou o consórcio responsável pelas obras da Linha 17-Ouro para que providencie melhorias nas condições dos canteiros.

    Outros problemas

    O trecho próximo à Avenida Vereador José Diniz também virou local de descarte de entulho e uso de drogas. Usuários usam “cachimbos” a luz do dia, situação que incomoda os moradores do Campo Belo, que pedem providências. Os pilares, instalados a partir de 2012, estão em boa parte pichados. Alguns deles receberam veniz impermeabilizante que facilitará a remoção de tinta em caso de pichação.

    Pneu abandonado com água dentro, condição ideal para proliferação do Aedes aegypti (Foto: Márcio Pinho/G1)

    A comparação com o Elevado Costa Silva se deve ao fato de ambas as estruturas aéreas para facilitar o transporte na cidade servirem de abrigo para moradores de rua e usuários de drogas e sofrerem com a degradação.

    No trecho próximo da Avenida Washignton Luís, próximo ao local onde uma viga caiu há seis meses, matando um operário, outros moradores de rua dormem debaixo de estruturas abandonadas. Nesse trecho, a obra está parada por questão judicial.

    Sem-teto se abriga sobre monotrilho (Foto: Márcio Pinho/G1)

    Obra congelada

    O governador Geraldo Alckmin decidiu em agosto congelar a construção de 17 das 36 estações de monotrilho previstas para as linhas 17-Ouro e da Linha 15-Prata, na Zona Leste. Com isso, o monotrilho não vai mais atender extremos da cidade, como a ligação Aeroporto de Congonhas a Estação Jabaquara ou o trecho até a futura estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela do Metrô.

    Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, “a prioridade é concluir os trechos que já possuem obras avançadas antes de abrir novas frentes de trabalho”. Questionada, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos não informou quantos dos 44,3 km anunciados ficam comprometidos com essa decisão.

    Na Linha 17-Ouro, anunciada como serviço que atenderia o bairro de Paraisópolis, mas que não vai mais cruzar o Rio Pinheiros, são pelo menos 9,9 km congelados, segundo informações disponíveis no site do Metrô. A obra terá agora 7,7 km dos cerca de 17,7 km prometidos e ficará restrita ao trecho entre o Aeroporto de Congonhas e a Marginal Pinheiros.

    A linha também vai perder o trecho que ligaria o aeroporto até a Estação Jabaquara, onde faria conexão com a Linha 1-Azul do Metrô.

    A linha foi anunciada quando ainda se discutia o uso do Estádio do Morumbi para a Copa do Mundo de 2014. Ela chegou a ser prometida para 2013, mas só deve ficar pronta em 2017 e com extensão menor que a prevista.

    Ficam de fora até segunda ordem as estações Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi, São Paulo-Morumbi, Jabaquara, Hospital Sabóia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista.

    Parte debaixo do monotrilho concentra barracos improvisados e barracas de acampamento (Foto: Márcio Pinho/G1)
    Lixo amontoado ao lado do monotrilho (Foto: Márcio Pinho/G1)
    Alguns moradores dormem de forma improvisada debaixo de pedaços de papelão (Foto: Márcio Pinho/G1)
    Lixo espalhado na Avenida Jornalista Roberto Marinho (Foto: Márcio Pinho/G1)
    Parte debaixo do monotrilho concentrava barracos improvisados e barracas de acampamento no dia 5 de dezembro (Foto: Márcio Pinho/G1)

    * Com informações do portal G1

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