20.4 C
São Paulo
sexta-feira, abril 12, 2024

Seminário Urbanidade: Painel – Saúde

Os acidentes de trânsito são uma doença, mas como qualquer outra enfermidade, tem prevenção, afirma o médico Gustavo Fraga, especialista em Cirurgia do Trauma na Faculdades de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas – FCM-Unicamp e coordenador do Comitê de Prevenção da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), que coordenará o painel Saúde, quarta etapa do Seminário Urbanidade, por uma mobilidade mais segura, nesta terça.

O painel deverá incluir discussões em torno das dificuldades enfrentadas em todas as etapas do pós-acidente – do atendimento pré-hospitalar (momento do socorro às vítimas ainda nas vias e no seu transporte); o atendimento hospitalar, que exige custos altíssimos para os tratamentos desses traumas, em razão da extensa lista de profissionais envolvida no atendimento, dos equipamentos e custos de internações e tratamentos); até a reabilitação (para os poucos que sobrevivem), mas sem esquecer de tocar nas políticas de prevenção, que evitariam o agravamento de um cenário que já é o de guerra, de calamidade.

Fraga destaca que falta tudo. “Faltam recursos em todas as etapas de atendimento, faltam investimentos na formação de profissionais e uma qualificação mais adequada para atender esse cenário de tragédia; equipamentos, medicamentos, as condições hospitalares são inadequadas; e mesmo no processo de reabilitação, ainda que o país tenha algumas ilhas de excelência tem o seu trabalho estacionado quando os reabilitados não conseguem reinserção social e não têm o direito à mobilidade garantido, pois não há acessibilidade também para essa legião de sequelados permanentes”, descreve o médico.

Esse painel terá como debatedores Deborah Carvalho Malta, diretora do Depto. de Vigilância de Doenças e Agravos não transmissíveis em Promoção da Saúde – Ministério da Saúde; e Ricardo Xavier, diretor-presidente do DPVAT; e Jerry Adriano Diaz, representando o deputado Hugo Leal.

Só para contextualizar a tragédia da violência nas vias, o trânsito brasileiro matou mais de 42 mil pessoas em 2013 , de acordo com o DataSUS. Já a Seguradora Líder/DPVAT pagou mais de 763 mil indenizações (somando mortes, invalidez permanente e despesas médicas) em 2014.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS