22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Plano de mobilidade indica BRT como solução na Grande Florianópolis

A solução para a mobilidade urbana da Grande Florianópolis é investir em transporte coletivo e incentivar a redução do uso de veículos particulares.

Essa é a principal constatação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis, apresentado na tarde de ontem com os diagnósticos e indicações de obras para resolver os problemas de trânsito na região até 2040.

O estudo foi financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e prevê as ações que devem ser realizadas no contexto da Região Metropolitana.

Um dos principais pontos do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis é a indicação de que o maior investimento deve ser com a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), com vias específicas para ônibus ligando as principais regiões de Florianópolis e demais cidades da região.

Também foram feitos cálculos para avaliar a viabilidade do uso do BRT combinado com VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) e monotrilho (metrô de superfície), mas foram descartados pelo alto custo.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis prevê investimentos de R$ 3 bilhões em dez anos, metade disso no sistema BRT. O estudo também aponta que o modelo deve ser implantado através de parcerias público-privadas, em modelo de concessão.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis também prevê modificações em vias importantes da capital catarinense e das cidades da Região Metropolitana, como a Avenidas Mauro Ramos, a Rodovia SC-401 e trechos da Rodovia BR-101.

A intenção é integrar corredores de ônibus e ciclovias. Pela proposta, em 10 anos a vias especiais para bicicletas passariam de 64 quilômetros para 350 quilômetros. Com as mudanças, o estudo prevê que o tempo médio do transporte individual caia de 29 minutos pra 22 minutos e o de transporte público, 60 minutos pra 40 minutos.

A Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana estima que até 2018 parte do sistema BRT já esteja em funcionamento.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS