Um casal em trajes de banho toma sol em cadeiras de praia e se diverte em uma piscina de plástico em plena plataforma da estação São Bento do Metrô. A cena inusitada faz parte da peça “Tietê, onde queres me levar?” que será apresentada nesta quinta-feira (5/11), das 11h às 13h, na vitrine localizada na plataforma sentido Jabaquara da Linha 1-Azul.
A história será contada por dois atores do Grupo Caixa de Imagens que, durante a encenação, interagem com o público ao jogar bola com os espectadores ou ao borrifar água em quem passa. Durante a diversão, os artistas também escrevem na vitrine a poesia “Meditação sobre o Rio Tietê”, do escritor Mário de Andrade.
Conscientização
Esses versos que foram escritos em 1945 e já revelavam como a poluição industrial causou a perda de um local de lazer dos paulistanos. As margens do rio, antes de sua degradação, era um espaço reservado a piqueniques, competições de natação e aos campos de futebol de várzea. O objetivo da peça é justamente conscientizar o público para o aumento da poluição que só se agravou ao longo dos anos.
A performance acontecerá também nos dia 29 e 30 deste mês. O evento faz parte da Linha da Cultura do Metrô de novembro e a programação completa pode ser acessada no site do Metrô pelo endereço www.metro.sp.gov.br.