Desenvolvido em 2015, o aplicativo Tá Faltando Água reuniu diversos registros de falta de água na Grande São Paulo, a maioria deles na áreas atendidas pelo sistema Cantareira, que só funciona desde 2014 devido à obras emergenciais.
Segundo relatório da Aliança Pela Água, criadora do aplicativo, o sistema teve como objetivo mostrar não só os números de pessoas sem água, mas também onde elas estão num mapa de São Paulo e com isso tentar “humanizar” o problema na cidade.
A Aliança Pela Água é um coletivo de entidades e associações voltadas para o tema da crise hídrica. Na época do lançamento do aplicativo, apenas o município de São Paulo foi responsável por 6.000 registros de falta de água. Na capital, o bairro campeão em registros foi o do Limão, na Zona Norte, com 326 registros. O bairro é inteiramente abastecido pelo Cantareira.
A falta de água acontece pois, com as represas quase vazias, a Sabesp, empresa paulista de saneamento, adota a estratégia de reduzir a força com que a água é bombeada pelos canos da cidade.
Assim, a empresa consegue reduzir as perdas nas inúmeras falhas de seus canos. O efeito colateral desta operação é que, sem força, a água simplesmente não chega às torneiras de milhares de casas na Grande São Paulo.
No final de 2015, a Sabesp disse que com a redução da disponibilidade de água em 27% desde o início da crise hídrica, era previsível o aumento no número de reclamações. A empresa solicitava ainda que os casos computados pela instituição fossem encaminhados, a fim de que pudessem ser avaliados por equipes técnicas.
BRASIL
Apesar da Aliança pela Água ter dedicado grande parte de sua atenção à crise hídrica em São Paulo, o aplicativo reunia relatos de falta de água em todo o país.
As regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e Belo Horizonte estavam entre as que mais tiveram relatos de falta de água, depois de São Paulo.
Para ter acesso ao aplicativo, bastava baixá-lo, responder a um questionário e marcar a localidade em que estava faltando água. O aplicativo contou com o desenvolvimento do Instituto Socioambiental.