Dia Mundial de Combate à Aids: estações da CPTM terão testes gratuitos, esquetes teatrais e distribuição de preservativos

Na próxima terça-feira (1), Dia Mundial de Combate à Aids, a CPTM iniciará uma série de ações de conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis. A programação contempla exibição de vídeos, esquetes teatrais, distribuição de preservativos e testes gratuitos, entre outras atividades.

Na terça as ações acontecerão nas estações Luz, Tatuapé e Grajaú. De quarta-feira (2) a sexta (3), na Estação Itaim Paulista. O objetivo é mobilizar a sociedade para o combate a qualquer indiferença em relação a portadores do HIV e disseminar o conhecimento sobre a Aids.

A data, 1º de dezembro, foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde em 1987, visando a realização de campanhas informativas em todo o mundo, além de reforçar a solidariedade e a tolerância com as pessoas infectadas pelo HIV.

Estações Luz e Tatuapé: informações e vídeos

Na terça-feira (1), das 9h às 16h, a Estação da Luz, que atende as linhas 7-Rubi e 11-Coral, terá atividades em parceria com o Centro Franciscano de Luta contra a Aids (Cefran). Os voluntários distribuirão material informativo para os usuários no saguão principal, além de esclarecimentos de dúvidas sobre transmissão, diagnóstico e tratamento da doença.

No mesmo horário, na Estação Tatuapé, que serve as linhas 11-Coral e 12-Safira, a campanha em conjunto com o Instituto Vida Nova e à Associação Civil Anima, realizará a primeira “Mostra contra o Preconceito e Discriminação”. Haverá exibição de vídeos com depoimentos de pessoas infectadas e quem passar pela estação terá acesso ao material informativo sobre a doença. Além disso, a cada 90 minutos o Grupo Teatranima apresentará duas esquetes que retratam o diagnóstico e o convívio de um soropositivo no ambiente escolar.

Estação Grajaú: distribuição de preservativos

A Estação Grajaú, na Linha 9-Esmeralda, receberá um posto do Ceprocig (Centro de Promoção e Regaste a Cidadania Paulo VI). Das 10h às 14h, as equipes de assistentes sociais e voluntários distribuirão 20 mil preservativos masculinos, 200 femininos, além de 300 kits contendo preservativos masculino e feminino com uma amostra de gel lubrificante.

Estação Itaim Paulista: testes gratuitos para DST

De quarta-feira (2) até sexta (4), das 9h às 16h, a Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira, terá testes gratuitos para HIV (Vírus da Imunodeficiência Adquirida) e sífilis. Os exames poderão ser realizados em um trailer estacionado em frente à Estação Itaim Paulista. A expectativa é que sejam realizados cerca de 400 testes durante a campanha.

Os usuários também podem pegar preservativos que estão disponíveis, desde junho, em um display. A ação é realizada em parceria com a Secretaria da Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Doutor Sergio Arouca, que atende o bairro Itaim Paulista.

Responsável pela campanha, a coordenadora do CTA, Vângela Rezende explica que o objetivo é superar a ação de julho, que realizou 130 testes na estação e detectou dois casos positivos de HIV, além de popularizar o uso de preservativos. “O único instrumento de prevenção a essas doenças é o preservativo. Queremos que ele seja o mais popular possível, por isso mantemos o display na estação”, ressalta Vângela.

Serviço:

Ação Preventiva sobre a Aids
Local: Estação da Luz, linhas 7-Rubi e 11-Coral
Data: 1º de dezembro, terça-feira
Horário: Das 9h às 16h
Grátis

1ª Mostra contra o Preconceito e Discriminação
Local: Estação Tatuapé, linhas 11-Coral e 12-Safira
Data: 1º de dezembro, terça-feira
Horário: Das 9h às 16h
Grátis

Distribuição de Preservativos – Ceprocig
Local: Estação Grajaú, Linha 9-Esmeralda
Data: 1º de dezembro, terça-feira
Horário: Das 10h às 14h
Grátis

Teste de HIV e Sífilis
Local: Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira
Data: 2, 3 e 4/12, quarta, quinta e sexta-feira
Horário: Das 9h às 16h
Grátis

Deixe um comentário