19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Como a tecnologia pode acabar com o trânsito no futuro?

Uma pessoa leva uma média 82 minutos no trânsito em nove regiões metropolitanas do Brasil. Pode não parecer muito, mas isso significa nada menos que R$ 300 bilhões ao ano, se convertermos esse tempo em horas trabalhadas. Mas, como resolver esse problema das cidades do futuro? A tecnologia tem respostas!

Raul Colcher da organização internacional IEEE apontou algumas soluções na Futurecom, evento de tecnologia que aconteceu em outubro. Na opinião de Colcher, a resposta é integrar soluções que incluam o emprego de tecnologias emergentes da área de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação), tais como computação em nuvem, Big Data, Analytics, infraestruturas de servidores virtuais, hardware e software específicos de integração, entre outras.

Sistema integrado de transportes

Interação de usuários finais com serviços de transporte público e interação de instrumentos/plataformas aplicáveis a tráfego urbano pode ajudar e muito no trânsito. Ou seja, o seu perfil no Waze pode ajudar a melhorar o trânsito para outras pessoas também.

Benefícios da conectividade urbana

Segundo Colcher, “no nosso contexto, conectividade significa a aplicação de ferramentas de telecomunicações, juntamente com soluções de tecnologia da informação, para resolver ou minimizar problemas das cidades. É um elemento essencial, que permite resolver ou atenuar problemas fornecendo informações a usuários (como, por exemplo, por meio de apps de telefones celulares), comunicação entre dispositivos (como veículos, semáforos, etc.), entre si e a centros de controle (a chamada internet das coisas)”.

Uso de visualização georreferenciada de tráfego urbano em tempo real

“No âmbito urbano, essas tecnologias são extremamente valiosas para permitir e tornar mais eficiente o planejamento e gestão de recursos de infraestrutura, serviços, mobiliário urbano, segurança pública, planejamento imobiliário e urbano em geral, entre outras aplicações”, destaca Colcher.

Sistemas de Transporte Inteligente (ITS)

Compreendem um grande número de aplicações, desde identificação automática de veículos (por meio de um chip embarcado), pagamento automático de pedágio, até localização georreferenciada em tempo real, gestão de consumo de combustível e emissões de poluentes, entre outras. Colcher destaca ainda as atuais experiências com veículos autônomos (sem motorista), que já trafegam em rodovias nos Estados Unidos e na Europa. E como grandes empresas de tecnologia estão investindo agressivamente nessa área.

Acessibilidade e apoio a deficientes físicos e idosos

Adaptações voltadas a esta camada da população incentivarão o uso dos sistemas de transportes e, consequentemente, facilitarão sua mobilidade para estudo, trabalho ou lazer.

Meio ambiente

As soluções de TI podem oferecer oportunidades significativas para na redução de gasto de energia na fabricação de veículos e dos impactos ambientais gerados pelo fornecimento de componentes e combustíveis e emissão de carbono dos automóveis.

Fonte: R7

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS