O Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE), da Prefeitura de São Paulo, declarou estado de atenção para alagamentos nas zonas Leste, Norte, Oeste, Sudeste e Sul, no Centro e nas Marginais Tietê e Pinheiros, às 15h52 desta quarta-feira (4), devido à chuva que atinge a capital paulista. Às 18h10, o estado de atenção foi encerrado.
Às 18h20, o CGE registrava 10 pontos de alagamento na capital, sendo dois deles intransitáveis, no cruzamento da Rua Turiassu com a praça Marrey Júnior e da Rua Vladimir Herzog com Carlos Spera, e os outros oito, transitáveis.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
De acordo com o CGE, áreas de instabilidade vindas do interior atingiram a capital nesta tarde. Havia chuva moderada na Zona Sul, nos bairros de Parelheiros, Engenheiro Marsilac, Vila Andrade, Campo Limpo, Santo Amaro e Capela do Socorro.
Na Zona Oeste, a chuva forte atingiu os bairros de Jaguaré, Butantã, Rio Pequeno e Lapa. Choveu de forma moderada nos sistemas Cotia, Guarapiranga e Cantareira. Ainda segundo os meteorologistas do CGE, até o final do dia o tempo poderia ficar instável e com chuvas intermitentes que poderiam variar de intensidade.
A previsão é que a quinta-feira seja chuvosa, com possíveis alagamentos e deslizamentos e temperaturas mais frias. Já na sexta-feira, pode chover isoladamente e de forma leve. As temperaturas ficarão mais baixas.
Problemas no transporte
Devido ao mau tempo, às 18h as linhas 2-Verde do Metrô, entre as estações Alto do Ipiranga e Chácara Klabin, 3-Vermelha, entre as estações Corinthians-Itaquera e Palmeiras-Barra Funda, e 5-Lilás, entre as estações Capão Redondo e Adolfo Pinheiro, operavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada. Às 19h, a situação era a mesma. Segundo a companhia, não havia previsão de retomada das operações normais.
Ainda segundo o Metrô, desde as 17h10 a Linha 1-Azul opera também em velocidade reduzida na região da estação Carandiru, devido uma “falha de equipamento de via” no sentido Tucuruvi dos trilhos. Aparentemente, o problema não teve relação com a chuva. Às 19h, não havia previsão de normalização.
Chuvas causam inundações e estragos no interior de SP
As chuvas que atingiram a região sudoeste do Estado de São Paulo nesta quarta-feira, 4, causaram inundações e deixaram famílias desabrigadas em Santa Cruz do Rio Pardo. As águas do Rio Pardo subiram quase quatro metros e transbordaram, invadindo ruas e casas. Duas famílias foram removidas para um abrigo da prefeitura. Casas e áreas de lazer foram atingidas no bairro São José.
Em Ribeirão Preto, a queda de uma árvore durante um temporal destruiu um automóvel no bairro Monte Alegre. A mulher que estava no veículo escapou com ferimentos leves. Os bombeiros tiveram de serrar o tronco para retirar o carro e liberar a rua. Uma chuva de 88 milímetros, segundo a Defesa Civil, transformou vias públicas em rios, em Itu, região de Sorocaba. Um carro foi arrastado pela correnteza no bairro São Camilo, mas o motorista foi resgatado pelos bombeiros.
Em Sorocaba, um homem foi encontrado morto no ‘piscinão’ do Jardim dos Estados, zona sul da cidade, na tarde desta quarta-feira, 4. O local havia acumulado grande quantidade de água da chuva. O corpo, que não havia sido identificado até a noite, foi retirado pelos bombeiros. Chovia muito e havia alagamentos na região, mas a causa da morte ainda será apurada.