21.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Caminhoneiros travam Marginal Tietê em protesto

Caminhoneiros chegaram a ocupar todas as faixas das pistas central e expressa da Marginal Tietê, sentido Rodovia Ayrton Senna, durante protesto que começou por volta das 10h e se estendeu até o início da tarde desta segunda-feira (9), em São Paulo. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o bloqueio acontecia na altura da Ponte da Casa Verde.

O protesto faz parte de uma manifestação nacional de caminhoneiros que bloqueia nesta segunda-feira (9) trechos de várias estradas do país, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os atos acontecem em BA, ES, MG, PR, RJ, RN, RS, SC, SP e TO.

Apesar de não ter mais faixas bloqueadas, a Marginal Tietê seguia com pouco mais de 10 km de congestionamento na pista central como reflexo da manifestação. A lentidão começava na altura da Ponte dos Remédios e se estendia até o local em que os caminhões pararam o tráfego. Pela vias local e expressa, o trânsito fluía melhor, mas ainda assim havia engarrafamento de quase 3 km entre o Cebolão e a Ponte Atílio Fontana.

O grupo de caminhoneiros que participa das manifestações foi convocado pelo Comando Nacional do Transporte. Os manifestantes são autônomos e se declaram independente de sindicatos. Eles pedem o aumento do valor do frete, reclamam da alta de impostos e da elevação nos preços de combustíveis, entre várias outras questões.

O movimento não tem adesão total dos caminhoneiros. A Confederação Nacional dos Transportes Autônomos afirmou, em nota, que não concorda com a mobilização, já que a pauta não tem relação com os problemas específicos da categoria. A União Nacional dos Caminhoneiros também informou que discorda dos atos que acontecem em todo país.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística da CUT (CNTTL) também informou, em nota, que o protesto é uma “manobra” de “grupo que tenta usar os caminhoneiros em prol de interesses políticos, que nada têm a ver com a pauta de reivindicações da categoria”.

Caminhoneiros fazem protesto na Marginal Tietê (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fonte: G1

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS