Frida Kahlo chega na Linha 4-Amarela

Uma pequena amostra da exposição “Frida Kahlo: Conexões entre Mulheres Surrealistas no México” desembarca na estação Faria Lima da Linha 4-Amarela nesta sexta-feira (30 de outubro) e pode ser vista até o dia 27 de novembro.

Resultado de parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô, a trajetória da pintora mexicana Frida Kahlo e as conexões que estabeleceu com 15 outras artistas vinculadas ao movimento surrealista do México são mostradas nos totens instalados na estação, com fotos e reproduções de algumas obras.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • O objetivo é despertar a curiosidade dos usuários da Linha 4-Amarela para a mostra em cartaz no Instituto Tomie Ohtake.

    “Essa parceria reforça o interesse da ViaQuatro em apoiar e fomentar a vida cultural no entorno de suas sete estações, aproximando nossos usuários dos movimentos artísticos e culturais que acontecem na capital paulistana”, afirma Régio Fernandes, diretor da ViaQuatro.

    O Instituto Tomie Ohtake fica a 700 metros da Estação Faria Lima, situada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, no Largo da Batata. Quem tiver interesse em visitar a exposição pode solicitar um mapa que indica o acesso àquele centro cultural.

    Frida Kahlo

    Uma mulher à frente de seu tempo. Uma artista única e intensa. Assim pode ser descrita a artista mexicana Frida Kahlo.

    Sua obra é considerada uma narrativa autobiográfica, pois transpôs para as telas muitos de seus conflitos afetivos, suas dificuldades com a maternidade nunca atingida e a frustração com a fragilidade de sua saúde. O acidente que aos 18 anos causou-lhe inúmeras fraturas foi o primeiro de uma série de episódios que a impossibilitaram de se locomover por diversos meses e de realizar o sonho da maternidade.

    As festas populares mexicanas, as manifestações políticas e o mundo feminino também foram temas recorrentes em sua obra.

    A exposição

    A exposição do Instituto Tomie Ohtake é a primeira de Frida Kahlo no Brasil. Tem como eixo a figura dessa artista contemporânea e reúne obras de outras 15 artistas vinculadas ao movimento surrealista mexicano e que tiveram em Frida Kahlo seu ponto de referência e intercâmbio de experiências.

    São mais de 120 obras, entre pinturas, esculturas e fotografias.

    Deixe um comentário