Avenida Paulista fecha para carros e vira via de lazer neste domingo

A avenida Paulista, na região central de São Paulo, será fechada para o tráfego de carros a partir deste domingo (18), das 9h às 17h. As linhas de ônibus que passam pela avenida terão seu itinerário desviado para as vias adjacentes à Paulista. O metrô funcionará normalmente.

Neste sábado (17), o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou que pode recuar sobre a decisão de fechar a avenida Paulista se acontecer algum problema.

“Vamos acompanhar [o fechamento]. É uma decisão tão simples, pode ser revertida a qualquer momento. Não dar uma chance a ela seria um grande prejuízo”, afirmou o prefeito.

A gestão Fernando Haddad manteve a decisão de fechar totalmente a via mesmo após sugestões contrárias do Ministério Público. A decisão se contrapõe a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), de 2007, em que a prefeitura se comprometeu com a Promotoria a fechar a avenida apenas três vezes por ano. Em caso de descumprimento, a administração municipal pode ser multada em R$ 30 mil.

A avenida – uma das mais movimentadas da cidade – já foi fechada três vezes neste ano: na Parada Gay (em junho), na inauguração da ciclovia da Paulista (também em junho) e no segundo teste da avenida fechada para os carros (em agosto).

Haddad afirmou ainda neste sábado que a administração cumpriu “todas demandas do Ministério Público, todos os estudos de impacto no trânsito e de segurança. Nossa compreensão é de que cumprimos nossas obrigações de prestar o esclarecimento devido”.

O fechamento da Paulista, segundo Haddad, é um “modelo que já foi testado e não trouxe desconforto para ninguém”. “Comerciantes foram consultados, diretores de hospitais”, afirmou o prefeito.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário