22.4 C
São Paulo
terça-feira, abril 16, 2024

Tribunal de Contas do Município manda Prefeitura de São Paulo cuidar de calçadas do eixo onde pinta ‘faixa verde’

Técnicos do TCM encontraram centenas de falhas nas calçadas do eixo Vergueiro-Liberdade; Prefeitura tem 120 dias de prazo para responder

O conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM) Domingos Dissei determinou que a Prefeitura de São Paulo notifique todos os proprietários de imóveis no eixo formado pela Rua Vergueiro e Avenida da Liberdade, no centro da cidade, a arrumar suas calçadas em um prazo de até 120 dias. A determinação é resultado de vistoria de técnicos do gabinete do conselheiro, que percorreram 15 km do eixo e encontraram centenas de problemas nas calçadas.

O eixo é o primeiro da cidade que está recebendo uma faixa especial na rua, pintada na cor verde, que vai servir para ampliar o espaço para os pedestres — que vão caminhar também na rua, nesta faixa, uma vez que as calçadas ali são pequenas para a demanda, formada majoritariamente por estudantes das diversas universidade instaladas no eixo. Os detalhes sobre a faixa verde podem ser lidos aqui: Prefeitura de SP vai pintar faixa verde para pedestres na Liberdade

“Determinei à Subsecretaria de Fiscalização e Controle deste Tribunal de Contas a realização de procedimento fiscalizatório para verificar o efetivo cumprimento das ações e providências a cargo dos órgãos municipais competentes quanto ao cumprimento da Lei Municipal nº 15.442/2011, no eixo formado pelas Avenidas Liberdade e Vergueiro, bem como das quadras adjacentes”, diz o conselheiro, em memorando publicando nesta sexta-feira, 18, no Diário Oficial da Cidade.

A lei que ele cita determina que o proprietário do imóvel que mantém a calçada deve zelar por ela, adequada a padrões da Prefeitura, e o poder público municipal deve multar quem assim não faz.

“Os assessores técnicos do meu gabinete efetuaram diligências nas calçadas do referido eixo, bem como nas vias de entorno e acesso aos equipamentos para avaliar as condições de acesso dos usuários, no período de 10 a 13 de agosto de 2015, e verificaram, nas principais rotas de acesso e ruas do entorno dos equipamentos supracitados, as condições gerais das calçadas, visando a segurança e a acessibilidade do pedestre”, continua o conselheiro, no memorando.

O relatório feito pelos técnicos encontrou centenas de problemas. O memorando trouxe um gráfico sintetizando as falhas:

A Prefeitura terá o prazo de 120 dias para responder ao conselheiro, informando o número de reformas concluídas ou número de multas aplicadas.

* As informações são do jornal O Estado de São Paulo

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS