17.2 C
São Paulo
sábado, abril 20, 2024

Pré-embarque torna mais rápido e eficaz o acesso dos passageiros aos ônibus

Antes o passageiros demorava até 12 minutos para entrar no coletivo. Agora, o tempo baixou para pouco mais de 1 minuto

Mais rápido e confortável. Esses são os resultados que o Pré-embarque vem proporcionando aos passageiros de várias linhas de ônibus. Criado pela SPTrans para atender principalmente os veículos articulados e biarticulados, o sistema vem sendo aplicado nos horários de pico.

O resultado da operação tem sido um ganho médio de 10 minutos. Antes, o tempo de embarque de passageiros em um ônibus variava de 10 a 12 minutos. Agora, com o pagamento da passagem na catraca instalada fora do coletivo, o acesso leva entre 1 minutos e 1 minuto e 10 segundos.

O procedimento é simples ao permitir que os passageiros paguem suas viagens em validadores (catracas) instalados ainda fora dos veículos, ou seja, nas plataformas dos diferentes terminais. Dessa forma, são diminuídas as filas e o tempo de espera para entrar nos ônibus.

Aos usuários que utilizam dinheiro, a empresa operadora posiciona um cobrador próximo das catracas externas. Já os passageiros preferenciais (idosos, gestantes, deficientes físicos e pessoas com criança de colo) embarcam pela porta dianteira dos coletivos, posicionada fora da área delimitado do Pré-embarque.

Atualmente, são 51 linhas que utilizam o acesso. Desse total, 21 passaram a funcionar na atual gestão. A SPTrans estuda a instalação gradativa do sistema de Pré-embarque também em corredores e faixas exclusivas para ônibus.

Funcionamento

A operação ocorre sempre no período da manhã, das 4hàs 10h, ou de acordo com a demanda de usuários. Já no pico da tarde, funciona das 16h às 22hou por um tempo maior dependendo da demanda. Fora desses horários, quando o número de passageiros é bem menor, as catracas da área confinada são desativadas.

São Paulo tem uma das maiores frotas de ônibus do mundo. São quase 15 mil ônibus para a realização de 10 milhões viagens ao dia.

Terminal Varginha foi o primeiro

A operação “pré-embarque” foi implantada em caráter experimental no Terminal Varginha, na Zona Sul da cidade, para atender a linha 6913/10 – Terminal-Varginha/Terminal Bandeira (via Santo Amaro/9 de Julho), em agosto/2005. Depois de comprovada eficiência no ganho de tempo a operação foi ampliada no mesmo ano para outras linhas e terminais:

Confira as linhas em que há pré-embarque na cidade:

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS