Começa a Semana da Mobilidade 2015

49
Foto: Sidnei Santos

Entre esta sexta-feira, dia 18, e a próxima, dia 25, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Transportes, por meio da SPTrans e da CET, promoverão uma série de atividades para valorizar a importância da democratização dos espaços na construção de uma cidade mais harmônica e de maior qualidade de vida.

Conscientizar os paulistanos sobre a necessidade de valorizar a mobilidade urbana em todos os seus aspectos, compartilhando espaços e aprendendo a respeitar o pedestre e seus mais variados meios de transporte ou deslocamento é um dos objetivos da Semana da Mobilidade 2015, cuja abertura oficial foi realizada na noite desta quinta-feira, dia 17, durante evento no centro de São Paulo.

O lema deste ano: “Mobilidade: Seja você a mudança na cidade”. A escolha da frase pretende incentivar a mudança de postura dos paulistanos na busca pela redução dos acidentes, pela democratização do sistema viário e pela boa convivência entre usuários de bicicletas, ônibus, motocicletas, carros e caminhões e outras alternativas de deslocamento.

O secretário Municipal de Transportes participou da cerimônia de abertura das atividades, na qual houve a apresentação de um vídeo sobre a Semana, entrega de uma publicação sobre ações da Prefeitura na área e distribuição da Cartilha do Ciclista, uma espécie de manual com dicas e orientações de segurança para os adeptos da bike em São Paulo.

Durante o evento, ele ressaltou a importância do tema, dizendo que “para a Prefeitura, todo dia é dia da mobilidade” e que, por isso, “a atual gestão está criando medidas para que as pessoas privilegiem o transporte público e o não motorizado”. Dentre essas medidas estão a criação de um projeto piloto de uma faixa exclusiva para pedestres, que será implantado na Av. Liberdade.

O secretário também destacou a redução de acidentes e a melhoria nos índices de trânsito após a diminuição dos limites máximos de velocidade na cidade. “Só no ano passado, morreram 1.240 pessoas no trânsito. Era preciso tomar alguma providência”, disse Tatto, que também ressaltou que a meta de chegar a 400 km de ciclovias será atingida, bem como de 500 km de faixas exclusivas para ônibus até 2016.

Foto: Sidnei Santos

Participaram do evento a vice-prefeita, a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, o secretário de Desenvolvimento Urbano e o secretário adjunto de Direitos Humanos e Cidadania.

Atividades – Semana da Mobilidade 2015

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT), a SPTrans e a CET irão coordenar uma série de eventos na Semana da Mobilidade 2015, entre os dias 18 e 25 de setembro e no Dia Mundial sem Carro, o dia 22, com o objetivo de discutir e refletir as formas de se mover pela cidade.

Durante toda a semana e, também, até o final do mês de setembro, serão realizadas atividades em parceria com outras secretarias municipais e entidades privadas, com temas variados como circulação de bicicletas, segurança no trânsito, além de audiências para debater a mobilidade em São Paulo.

Também estão previstos números circenses, esquetes teatrais e apresentações musicais nas ruas da cidade e em terminais de ônibus. A programação completa está disponível no site especial da Semana.

Além das atividades já programadas, entidades que promoverão ações relacionadas à Semana da Mobilidade durante o mês poderão inscrevê-las para integrar a programação oficial. O cadastramento será feito pela internet.

A Semana da Mobilidade é uma iniciativa prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, realizada pelos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito, do qual São Paulo faz parte.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here