Se o Waze perguntar a placa do veículo antes de indicar um caminho, não estranhe. O aplicativo que acompanha o trânsito em tempo real e traça rotas passou a mostrar a partir desta segunda-feira, dia 10 de agosto, quais são as ruas pelas quais carros em dia de rodízio não devem circular em São Paulo.
A capital paulista é a primeira cidade no mundo a receber essa função. A empresa informa que ouvirá as experiências dos motoristas que trafegam pelas ruas paulistanas antes de levar o serviço a cidades e países que possuam leis similares de rodízio urbano.
Com a opção, os motoristas podem encontrar entre as diversas rotas que levem a um determinado local aquelas que contornem áreas de restrição. Assim, podem evitar multas. Segundo o aplicativo, que pertence ao Google, fica a cargo do motorista escolher seguir por um caminho que passe por zonas de restrição.
Antes de ser avisado sobre rotas que fujam dessas áreas, o motorista tem de incluir a placa no aplicativo. Basta ir a Menu, escolher Configurações, optar por Navegação e daí Restrição Veicular na Via. É preciso informar apenas os dois últimos números.
A nova ferramenta está disponíveis nas versões do aplicativo para iOS e Android.