Projetos de Parcerias Público-Privadas para Metrô e monotrilho em Guarulhos são descartados

1705
Metrô de Guarulhos ligará Internacional Shopping à região da Avenida Paulista. Foto: Guarulhos Web

O Governo do Estado de São Paulo decidiu arquivar os projetos que viabilizariam a construção da Linha 19-Celeste do Metrô e um monotrilho ligando a estação Portuguesa-Tietê da Linha 1-Azul do Metrô ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A medida foi proposta pelo Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas em julho. No entanto, somente no último sábado a ata da reunião foi publicada no Diário Oficial do Estado.

A Linha 19-Celeste do Metrô ligaria a região do Campo Belo, bairro da zona sul de São Paulo, a Guarulhos.

Em janeiro o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, chegou a informar que ocorreu uma Manifestação de Interesse Privado (MIP) para a elaboração do projeto do ramal.

A obra estava dividida em duas fases e contemplava ao menos cinco estações em Guarulhos, sendo elas Tancredo Neves, Guarulhos, Castelo Branco, Vila Endres e Dutra – esta última possibilitando a ligação com a Linha 2-Verde do Metrô. Projeções do governo estadual estimavam a Linha 19-Celeste em operação no ano de 2022.

No entanto o Conselho Gestor decidiu pelo arquivamento “em face do cenário de restrição orçamentária vigente”, uma vez que o governo teria de aplicar dinheiro de contraprestação nos próximos anos.

Já o projeto do monotrilho previa a implantação de 24 quilômetros de linha metroviária através da estação Portuguesa-Tietê da Linha 1-Azul (localizada no Terminal Rodoviário Tietê) e os terminais de passageiros do Aeroporto de Guarulhos. O governo considerou a proposta do monotrilho feito por uma empresa privada “não interessante”.

No total foram descartados 32 projetos de Parcerias Público-Privada (PPP) em infraestrutura no estado, sendo a área de mobilidade urbana a mais afetada com o arquivamento de 12 projetos.

Linha 2-Verde e Linha 13-Jade até Guarulhos

No mês de fevereiro o Metrô divulgou que estava preparando o decreto de desapropriação das áreas e imóveis em Guarulhos que darão espaço para a construção do prolongamento da Linha 2-Verde. Em março, o secretário de transportes metropolitano Clodoaldo Pelissione, disse que as obras iriam começar ainda neste ano com quatro estações até o bairro da Vila Formosa, na Zona Leste. Sendo as estações Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Vila Formosa. Já estamos em Agosto e nada de concreto até o momento.

Referente a Linha 13-Jade da CPTM que ligará a estação Engenheiro Goulart da Linha 12-Safira até o Aeoporto de Guarulhos, a última promessa do governador Geraldo Alckmin é de que a linha fique pronta em 2017. Haverá uma estação passando pelo Parque Cecap em Guarulhos.

Leia também:

Maior fluxo de pessoas entre cidades do País é Guarulhos/São Paulo, aponta IBGE

Estado contratará empresa para realizar projeto da Linha 19-Celeste do Metrô para Guarulhos

* Com informações do Guarulhos Hoje e Folha Metropolitana

Deixe seu comentário