Moradores da região de Cidade Tiradentes, no extremo da Zona Leste de São Paulo, incendiaram pelo menos dez carros e um ônibus entre a noite desta quarta-feira (26) e a madrugada desta quinta (27) durante protesto contra reintegração de posse. Houve confronto entre manifestantes e policiais militares.
Por volta das 22h de quarta-feira, os manifestantes atearam fogo e bloquearam ruas, alguns carros foram virados na via impedindo a aproximação dos policiais. Foram usadas bombas de efeito moral e moradores foram atingidos.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Segundo a SPTrans, quatro linhas de ônibus deixaram de circular na zona leste por causa desta reintegração de posse que aconteceu na Fazenda do Carmo, na Estrada do Iguatemi. Foram as linhas linhas 4003-10, Cohab Fazenda do Carmo-Itaquera, 407-C e 4007-10.
As linhas de ônibus que ficaram paralisadas fazem conexão entre: Prestes Maia e Estação de Transferência de Itaquera; Fazenda do Carmo e Estação de Transferência de Itaquera; Inácio Monteiro e Penha; Cohab Juscelino e Terminal Vila Carrão.
Às 8h50, a situação estava normalizada e as retroescavadeiras começaram a derrubar as casas de alvenaria. A operação conta com três retroescavadeiras, 30 escavadeiras e 90 ajudantes uniformizados para retirar os moveis.
De acordo com os manifestantes, cerca de 500 famílias residem no local há mais de 15 anos. Em nota, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento habitacional e Urbano do Estado) disse que a área da reintegração de 28 mil metros quadrados está ocupada irregularmente por cerca de 75 famílias e que esse terreno é para moradia de interesse social para famílias anteriormente cadastradas.
A CDHU disse ainda que também está disponibilizando um galpão de depósito para guardar os pertences dos moradores.
Fonte: G1