Ministro dos Transportes apoia trem metropolitano ligando Sorocaba a capital paulista

A deputada estadual sorocabana Maria Lúcia Amary (PSDB) ouviu do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, em audiência no final da tarde desta terça-feira (18), em Brasília, que há disposição do governo federal em atender a demanda do trem metropolitano que interligará Sorocaba a São Paulo. “Estamos à disposição para ajudar o Estado naquilo que estiver ao nosso alcance. Precisamos apenas de um ponto de contato no Governo do Estado para que os nossos técnicos resolvam as pendências ou entraves com os técnicos paulistas”, asseverou o ministro, contou ontem ao Diário a deputada.

A reunião foi marcada por Maria Lúcia em nome da Frente Parlamentar em Defesa da Malha Ferroviária da Assembleia Legislativa, da qual a deputada é vice-coordenadora desde o final de junho e que foi criada para buscar melhorias na malha e a resolução de problemas do setor. Por conta do pedido do ministro, a deputada Maria Lúcia Amary e os outros integrantes da Frente vão se reunir, agora, com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), para propor a criação de um departamento ou órgão para servir de ponto de contato técnico com o Ministério dos Transportes.

Além do trem metropolitano, que depende da liberação de linhas que pertencem ao governo federal na Região Metropolitana de Sorocaba, Maria Lúcia e os outros deputados estaduais que a acompanharam a Brasília solicitaram ao ministro que faça investimentos na malha ferroviária paulista. “Temos uma série de trechos de ferrovia que estão abandonados ou que não sofrem a manutenção adequada, o que tem causado a deterioração desse patrimônio público. Por isso, precisamos de investimentos para fazer essa malha ferroviária ativa”, frisou a deputada sorocabana.

FERROVIA NORTE-SUL

Também foi tratado do traçado que o governo federal está em vias de definir da Ferrovia Norte-Sul. Maria Lúcia e os outros integrantes da Frente defendem que seja feito um mapeamento mais atraente para os negócios de São Paulo, diferentemente de como está hoje.

Em atenção a convite feito pela Frente Parlamentar, o ministro disse que pretende participar de reunião com os deputados que a integram para conhecer os detalhes das necessidades de São Paulo de forma mais aprofundada, embora ele seja paulista e já conheça as principais linhas. Mesmo assim, Maria Lúcia e os outros deputados entregaram a ele dossiê com um histórico de todas as atividades da Frente e dos objetivos que nortearam a sua criação, bem como das bandeiras que ela defende em defesa da malha ferroviária paulista.

Fonte: ANTP

Deixe um comentário