Quando o motorista paga o boleto, que parece tão verdadeiro, ele na verdade faz crédito na conta dos golpistas
O golpe da multa de trânsito está mais sofisticado. Motoristas estão recebendo multas de trânsito que vêm até com foto de seu veículo, em locais por onde ele passou, mas que são falsas. Quadrilhas põem câmeras fotográficas onde há radar para dar mais credibilidade ao papel. Quando o motorista paga o boleto, ele na verdade faz crédito na conta dos golpistas.
A multa parece tão verdadeira que o motorista acaba pagando. “Como costumo passar pelo local, achei que tinha sido multado mesmo. Tinha até a foto do meu carro”, disse Sidnei Santos.
Viviane Souza desconfiou ao receber aviso semelhante e entrou em contato com o órgão de trânsito: “Na notificação havia um código de barras. Fui informada que as autoridades de trânsito mandam duas correspondências. Uma para avisar e outra para pagar”.
E é esse o ponto principal a observar, explica o diretor-presidente do Detran-SP, Daniel Annenberg. “Os órgãos enviam primeiro a notificação, para que o dono do veículo indique o condutor e até recorra da multa, e só depois segue o boleto”, afirma (veja dicas ao lado).
Para dirimir a dúvida, Annenberg recomenda que o motorista consulte o órgão que emitiu a multa – consta no cabeçalho– para ver se ela é autêntica. O dirigente do Detran-SP diz que o órgão só fornece dados de veículos ao proprietário ou a alguém com procuração.
O presidente da Comissão de Direito Viário da OAB-SP, Maurício Januzzi, recomenda que os motoristas que recebam multa falsa procurem a polícia e registrem boletim de ocorrência.
Fonte: Metro Jornal