Funcionários do McDonald’s fazem manifestação e bloqueiam Avenida Paulista

Manifestantes ocuparam três faixas da via nesta terça-feira (18).
Trabalhadores reivindicam melhores condições de trabalho nas lanchonetes.

Funcionários da rede de lanchonetes McDonald’s fizeram um protesto na Avenida Paulista, nesta terça-feira (18). O grupo se concentrou no vão livre do Masp por volta das 11h. Eles chegaram a bloquear três faixas da Avenida Paulista antes do fim da manifestação, às 14h.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • A CET havia informado que, às 16h, o grupo ainda ocupava a avenida, no sentido Consolação mas, neste horário, o bloqueio era realizado por funcionários do Judiciário em outro protesto.

    Os trabalhadores da rede começaram a se mobilizar em março, quando foi aberta uma ação civil pública que cobrava que a empresa acabasse com o acúmulo de funções e pagasse adicional de insalubridade aos funcionários.

    Em nota, o McDonald’s informou que respeita manifestações sindicais e que a empresa cumpre a legislação trabalhista brasileira. A empresa acrescentou que é a porta de entrada para milhares de jovens no mercado de trabalho e que oferece treinamento contínuo aos funcionários.

    Nesta quinta-feira (20), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e Região (Sinthoresp), será realizada uma audiência pública no Senado, na Comissão de Direitos Humanos, para discutir as condições de trabalho dos funcionários da rede.

    Uma comissão de 80 convidados internacionais também participa do protesto, de acordo com o Sinthoresp, e vai apresentar na reunião a experiência europeia e americana de trabalho na lanchonete. A assessoria do McDonald’s não sabe informar se representantes da empresa farão parte da reunião.

    Fonte: G1