Falha no sistema de energia prejudica circulação de trens da Linha 12-Safira

A queda de um poste da sustentação da rede elétrica afetava, nesta segunda-feira (17), a circulação da Linha 12-Safira da CPTM. O problema fazia com que as composições circulassem por apenas por uma via, de forma alternada, entre as estações USP Leste e Tatuapé.

O incidente aconteceu por volta das 8h, na altura da Estação Engenheiro Goulart. Durante a manhã, passageiros tiveram que descer nos trilhos no meio do trajeto por causa da falha. Equipes técnicas da companhia trabalharam até as 17h30 e, segundo a companhia, a circulação foi restabelecida às 18h.

Além da circulação alternada nas duas estações afetadas (Tatuapé e USP Leste), os passageiros enfrentavam também lentidão nos demais trechos da linha. A Linha 12 opera entre as estações Brás e Calmon Viana.

A CPTM disse que o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), que oferece ônibus para circular entre as estações afetadas, chegou a ser acionado, mas já havia sido cancelado às 17h30. Porém muitos usuários relataram nas redes sociais que os funcionários informavam nas estações que os ônibus nem chegaram a circular.

O usuário Ronnie Mota nos relatou via Whatsapp (+55 11 96292-9448) do Mobilidade Sampa que embarcou no trem entre 7h30 e 7h40 na estação Itaim Paulista. Estava tranquilo, porém após o trem sair da estação USP Leste e passar pela maior parte da reforma da estação Engenheiro Goulart o trem parou e desligou. Ligou e desligou novamente. Depois o maquinista disse que o trem estava parado por falta de energia e iria contatar a central da CPTM para solucionar o problema.

Após muito tempo com as portas fechadas e o ar condicionado desligado o maquinista disse que a central iria mandar um outro ‘trenzinho’ para troca. Após uns três minutos de ter dito isso, repetiu a informação e disse que abriria a porta do lado esquerdo. Nesse momento as pessoas começaram a descer e depois de mais cinco minutos disse que o ‘trenzinho’ estava chegando. Logo depois o trem chegou e parou do lado direito e depois de um tempo abriu as portas.

“Nos vagões do lado do meu não tinha funcionários pra ajudar, então os passageiros ajudaram senhoras de idade, mulheres e crianças a trocarem de trem pulando”, relata Ronnie.

Após a troca de trem, depois de uns dez minutos, passaram funcionários observando o trem que deu problema e liberaram pra seguir viagem. Nesse momento do lado esquerdo onde os passageiros tinham descido, estava cheio de funcionários das obras da estação Engenheiro Goulart olhando.

“E quando ultrapassamos o trem que deu problema, estava um poste de energia quebrado caído na via. Quando estávamos próximo do Tatuapé, o trem deu ré porque estava na via errada para entrar na estação Tatuapé. Deu ré durante uns três minutos e aí prosseguiu viagem. Cheguei às 9h04 na estação Brás”. Parecia que a base do poste de energia estava gasta ou quebrada”, conclui Ronnie.

Abaixo seguem imagens e alguns relatos dos usuários através das redes sociais.

Metrô

Problemas na estação Tucuruvi causaram lentidão nos trens em toda a Linha 1-Azul do Metrô entre 6h39 e 6h52. O Metrô informava a presença de usuário na via. Internautas através das redes sociais relataram que uma mulher foi retirada em uma maca, ferida e aparentemente inconsciente, na estação. Outros disseram que a estação estava lotada por causa da interrupção na circulação dos trens.

Deixe um comentário