Edital dos trens da Linha 13-Jade da CPTM deve sair em setembro

259
Estação Aeroporto da Linha 13-Jade (Fonte: Digital Vertex)

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse nesta segunda (31/8), após participar da inauguração de um novo trecho do Corredor Metropolitano Guarulhos, na Grande São Paulo, que os trens da Linha 13-Jade terão um modelo diferenciado dos demais e terão bagageiro. “O edital dos trens deve ser licitado agora no mês de setembro. São oito trens novos que serão adquiridos já com essa característica”, afirmou o atual secretário.

Indagado sobre o motivo do atraso na entrega da linha, Pelissioni falou que a dificuldade foi a falta do recebimento de recursos do PAC. “Eram R$ 250 milhões para se comprar os trens, energia, sinalização, todo o sistema de telecomunicações, o dinheiro não veio ainda. Então estamos atrás de alternativas, pois precisamos licitar esses serviços e executá-los e demora entre um ano e meio e 2 anos”, argumentou.

O Ministério das Cidades, chefiado pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), informou que, quando o dinheiro foi oferecido ao Estado, ele seria usado para aquisição de material rodante (composições). Mas São Paulo teria mudado o objeto do financiamento neste ano para a compra de sistemas de sinalização, de telecomunicações e de energia.

As obras civis da linha 13 devem ser concluídas no início de 2017.

Linha 12-Safira

O que precisa ser cobrado também é se os vagões da Linha 12-Safira terão acréscimo de bagageiro, já que esta linha receberá os passageiros oriundos da transferência com a linha 13, na estação Engenheiro Goulart.

Leia também:

Trecho Cecap Vila Galvão do Corredor Metropolitano Guarulhos é entregue

Linha 13-Jade da CPTM até o Aeroporto de Guarulhos pode ficar pronta só em 2018

Projetos de PPPs para metrô e monotrilho em Guarulhos são descartados

Deixe seu comentário