Alckmin anuncia a chegada do Expresso Leste a Mogi das Cruzes em um ano

O Alto Tietê receberá 15 novos trens a partir dos próximos meses, o que permitirá a chegada do Expresso Leste até a Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, no prazo de um ano, segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB). A novidade foi anunciada ontem, durante visita do tucano a Ferraz de Vasconcelos para entrega da nova estação, que foi liberada para os usuários na manhã de hoje. Mas para isso acontecer, será necessário que Mogi elimine as passagens de nível.

De acordo com Alckmin, o governo do Estado adquiriu 65 novos trens. “Fizemos a maior compra da história do Estado. As composições são mais mordernas, com motorização maior, mais rápidas, com vagão contínuo, ar-condicionado e câmera de vídeo. Cada trem tem oito carros, então são 520 carros novos para a população”, adiantou.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • Ele afirmou ainda que veículos serão colocados em uso de forma gradativa. “Assim que forem acontecendo as entregas, nós vamos colocando em circulação. Chegando esses trens, nós levaremos o Expresso Leste até a estação Estudantes, que é a última estação dessa linha 11-Coral“, completou. Com a ampliação do Expresso, os passageiros não precisarão mais fazer a baldeação que hoje acontece na estação de Guaianases, na zona leste, para ir até a capital.

    Atualmente, Mogi das Cruzes recebe 24 viagens diárias diretas, sendo 12 em cada sentido, do Expresso Leste. No restante dos horários, o passageiro precisa realizar baldeação na estação Guaianases.

    A ampliação do atendimento do Expresso Leste na cidade acontecerá concomitantemente com a construção da passagem subterrânea da praça Sacadura Cabral. Com investimento de R$ 128,8 milhões, a obra resolverá um gargalo no trânsito da região central de Mogi das Cruzes, causado pelo fechamento da passagem de nível para a circulação dos trens.

    “É uma obra bastante complexa, mas Mogi das Cruzes precisa se estruturar para continuar crescendo, e a passagem de nível resolve aquele que hoje é o principal gargalo do município. Com esta obra, que é a maior já contratada pela Administração Municipal, aumentaremos a mobilidade urbana de Mogi das Cruzes e contribuiremos com o processo de devolução do Centro aos pedestres, pois teremos áreas de convivência recuperadas e integradas”, destacou Bertaiolli.

    A obra da passagem subterrânea prevê a construção de dois túneis. O primeiro túnel, que terá 298 metros de comprimento, ligará as ruas Dr. Ricardo Vilela e Hamilton da Silva e Costa, com previsão de entrega em setembro de 2016. Já o segundo túnel, com extensão de 426 metros, ligará a rua Cabo Diogo Oliver à avenida Governador Adhemar de Barros e a previsão é de que esteja concluído em dezembro de 2017. A parte de cima da estrutura, a atual praça Sacadura Cabral, terá sua estrutura ampliada, oferecendo mais espaço para a circulação de pedestres.