Com uma hora e meia de duração, das 16h às 17h30, a apresentação do Grupo Melodia Sentimental homenageará o sambista carioca
O samba bem-humorado de Noel Rosa, um dos mais importantes representantes da música popular brasileira, agitará a Estação Palmeiras-Barra Funda nesta sexta-feira, 31 de julho. Com uma hora e meia de duração, das 16h às 17h30, a apresentação do Grupo Melodia Sentimental homenageará o sambista carioca.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Sucessos como “Com que Roupa”, “Feitiço da Vila”, “Palpite Infeliz”, “Fita Amarela”, “Não tem Tradução” e “Conversa de Botequim” farão parte do repertório do grupo, que interpretará as canções ao som de violino, piano, violão, cavaco, pandeiro, tamborim, flauta e percussão, entre outros instrumentos.
A montagem do cenário é outro destaque do espetáculo. A disposição dos móveis simulará uma roda de samba em volta da mesa de bar, representando o local de encontro dos boêmios da década de 30. A caracterização da época será realçada pelo figurino dos músicos, trajados de terno com uma rosa na lapela e chapéu.
Durante a apresentação, os músicos farão algumas intervenções ressaltando o legado do sambista que popularizou o “samba do morro”, levando o para as rádios e atingindo todas classes sociais. Curiosidades sobre a composição das letras de canções, como “Rapaz Folgado”, “Dama do Cabaré” e “Pra que Mentir” inspiradas em disputas, desentendimentos e reencontros do cotidiano de Noel, serão incluídas nos intervalos.
O Grupo Melodia Sentimental
Estabelecido no bairro do Brás, o Grupo Melodia Sentimental foi criado em 2010 por músicos de formação erudita (piano, voz e violino). As apresentações de repertório clássico, barroco e romântico, entre outros gêneros musicais, aconteciam em teatros, escolas, fábricas de cultura e igrejas. A partir de 2013, com a proposta de cantar clássicos populares, o grupo se reinventou com o Projeto Tributos, que hoje integra os grupos Comunidades Samba da Alegria e Projeto Samba do Tempo do Onça.
Segundo Marco Antônio Rodrigues dos Santos, cantor e coordenador do grupo, o objetivo é mostrar a importância das composições de Noel Rosa para a música popular brasileira e a evolução do samba. “A proposta é identificar elementos que transformaram a atual cena musical, pois Noel Rosa é um dos responsáveis por unir “o samba do morro” com o “samba do asfalto”, aproximando as culturas da classe A com as da periferia e vice-versa”, diz.
Serviço
Evento: Tributo a Noel Rosa – Grupo Melodia Sentimental
Local: Estação Palmeiras-Barra Funda, linhas 7-Rubi e 8-Diamante
Data: 31/07, das 16h às 17h30