Passageiro com paralisia precisa de ajuda para usar escada da Linha 4-Amarela

Um passageiro com paralisia infantil precisa de ajuda para descer as escadas rolantes e embarcar na estação Pinheiros da Linha 4-Amarela desde que o elevador que dá acesso à plataforma no sentido Estação da Luz foi interditado no dia 24 de junho.

Felipe da Silva, de 25 anos, usa muletas e não consegue usar a escada rolante sem outra pessoa lhe ajudando porque pode desequilibrar e cair. Todas as noites ele para ao lado da entrada da escada rolante e fica esperando que alguém o apoie na descida (veja o vídeo no site do G1).

Felipe disse que que nunca teve ajuda ou orientação de funcionários porque em nenhuma oportunidade encontrou agentes por perto. Ele afirmou que chegou a procurar à empresa que administra a linha.

Felipe teria como opção utilizar o elevador que desce até a plataforma sentido Butantã, desembarcar um pavimento antes da linha de embarque e descer o último lance pela escada rolante. Mas ele disse que nunca foi informado sobre a possibilidade. Na quarta-feira (8), a reportagem do site G1 constatou que não havia funcionários ou placas para dar essa orientação.

O passageiro preferiu fazer todo o percurso de escada e diz que não pretende procurar de novo a concessionária. “Vou usar o mesmo sistema [seguir contando com a ajuda de passageiros]”, diz.

A ViaQuatro, empresa que administra a linha, informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o passageiro pode solicitar a qualquer momento auxílio dos agentes de atendimento e segurança e, se necessário, cadeira de rodas.

Segundo a empresa, um dos dois elevadores da Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela está interditado para obras de modernização até dezembro de 2015 e há sinalização do local.

A concessionária disse ainda que esse é o segundo elevador que recebe melhorias. O primeiro foi entregue em abril, com aumento de 50% na capacidade de transporte e melhor performance no tempo de deslocamento. O elevador modernizado opera normalmente e atende em todosos níveis, exceto na plataforma no sentido Estação da Luz.

Os usuários podem buscar canais de atendimento da ViaQuatro, como a Central de Atendimento no 0800 770 7100, de segunda a sexta-feira, das 06h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h; a Ouvidoria (ouvidoria@viaquatro.com.br) e o Fale Conosco no link http://www.viaquatro.com.br/fale-conosco.