A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam 300 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus na Rua Nossa Senhora da Lapa, entre as ruas Faustolo e Albion, no sentido Bairro, a partir desta segunda-feira, 06/07.
A nova faixa exclusiva para o transporte público funcionará de segunda a sexta-feira das 6 às 10 horas e das 17 às 20 horas.
A ativação está inserida na Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, contribuindo para a melhoria do desempenho dos ônibus nos corredores. Com isto, busca-se a redução dos tempos de viagens com padrões de eficiência, conforto e segurança para os usuários do transporte público.
Com esta implantação, a partir de 06 de julho, a malha de faixas exclusivas chegará aos 479,4 km. Do total de faixas exclusivas existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 389,4 km. Portanto, antes, São Paulo possuía 90 km.
População beneficiada
Pelas vias, no trecho desta implantação, circulam 06 linhas de ônibus, com frequência média de 39 ônibus/hora, transportando 62 mil passageiros em média por dia útil.
Fiscalização
A ativação da nova faixa exclusiva terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. A partir de 20/07 a fiscalização será intensificada na via.
Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.
MOBILIDADE SAMPA
Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:
Deixe seu comentário