Dois veículos ficaram parcialmente queimados; ninguém ficou ferido
Cerca de 20 indivíduos tentaram atear fogo em dois ônibus na tarde desta quinta-feira (23/07), por volta das 17h, na avenida Maria Servidei Demarchi. A ação foi frustrada por uma viatura da Polícia Militar que passava no local. Nenhum passageiro sofreu lesões, porém, um dos motoristas teve de ser levado para o Pronto Socorro Central porque inalou fumaça.
Os suspeitos pararam os ônibus e forçaram o desembarque dos ocupantes. Usaram material combustível para atear fogo. Os passageiros se dispersaram pela avenida antes que o ato fosse concluído. Um dos coletivos pertence à SBCTrans e fazia a linha 20, entre os terminais Lauro Gomes e Parque Imigrantes. O outro, da EMTU, seguia para a Estação de Santo André. Conforme um dos funcionários da SBCTrans, o motorista inalou fumaça enquanto tentava controlar o fogo e teve de ser levado para socorro médico para inalação.
Conforme os policiais, ao avistar a viatura o grupo fugiu pela rua Matheo Demarchi. Nenhum suspeito foi capturado ainda. O fogo foi controlado pelos próprios motoristas e cobradores, que usaram extintores dos veículos. Apenas o estofamento ficou danificado. Até o início da noite, quatro viaturas da PM patrulhavam a região.
Em maio
Um ônibus de linha municipal de São Bernardo ficou totalmente tomado pelas chamas após ataque de criminosos em maio deste ano. O crime aconteceu na altura do quilômetro 24,5 da Via Anchieta, sentido Capital. Um grupo de quatro homens armados invadiu o veículo no momento do desembarque dos passageiros. Todos foram obrigados a descer e logo em seguida os suspeitos atearam fogo na carcaça usando combustível. O coletivo cumpria a linha 32 A.
Em 2014, São Bernardo registrou seis ônibus incendiados por criminosos. O primeiro ocorreu em 30 de abril, na avenida Luiz Pequini, na região entre a Vila São Pedro e a Vila Industrial.

* Com informações do ABCD Maior