A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que, excepcionalmente na próxima quinta-feira (09/07), feriado da Revolução Constitucionalista, as Ciclofaixas de Lazer serão ativadas normalmente, das 7h00 às 16h00. A ideia é implementar uma opção de lazer no feriado, já que normalmente elas são abertas apenas aos domingos. Lembramos que no domingo (12/07), elas também funcionarão. Esta iniciativa conta com o patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.
Na quinta-feira (09/07), devido à realização da “69ª Prova Ciclística 9 de Julho”, estará suspensa, das 7h00 às 11h00, o funcionamento da Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste no trecho entre o Parque Villa-Lobos e o Parque do Povo. A partir das 11h00, o trecho será ativado e irá operar até as 16h00. Os demais trechos funcionarão normalmente, das 7h00 às 16h00.
As demais Ciclofaixas de Lazer terão funcionamento normal, das 7h00 às 16h00.
Ciclofaixas de Lazer
A malha cicloviária da cidade de São Paulo é caracterizada pela presença de diferentes tipologias voltadas para o trânsito seguro de bicicletas, como ciclovias, ciclofaixas operacionais de lazer e rotas de bicicletas. Só de ciclofaixas de lazer são 141 Km, distribuídos da seguinte forma:
Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste (também conhecida como Ciclofaixa entre Parques) – liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco) – 45 quilômetros de extensão. Os primeiros 10 km inaugurados em 2009.
Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte – inaugurada em março de 2012, liga a Praça Heróis da F.E.B. à Estação do Metrô Parada Inglesa, permitindo acessar também o Parque da Juventude – 8 quilômetros de extensão (4 km em cada sentido); em outubro/2012 entrou em operação o prolongamento interligando a ciclofaixa à Ciclovia Braz Leme. O percurso é feito pela Avenida Santos Dumont e possui 500 metros de extensão nos dois sentidos. Extensão total, 8,5 km.
Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste – liga a Avenida Governador Carvalho Pinto ao Parque Linear Engenheiro Werner Zulauf-Tiquatira – 14 km de extensão (7 km em cada sentido). Aberta ao publico em março de 2012.
Ciclofaixa de Lazer Paulista-Centro-Ibirapuera – O circuito completo totaliza 42,1 km de extensão. Na Avenida Paulista, a ciclofaixa é operada em toda a avenida, em ambos os sentidos, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz. Esse trecho é interligado ao Centro através do eixo Vergueiro-Liberdade. Ao chegar à região central, o percurso original passa por pontos turísticos históricos, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro São Bento, as praças Dom José Gaspar, Franklin Roosevelt e da Luz, conectando-se ao Elevado Costa e Silva. Neste final de semana estará parcialmente desativado. O percurso chega também até a região do Ibirapuera pelo eixo Vergueiro-Domingos de Morais – Jabaquara-Indianópolis.
Ciclofaixa de Lazer Guarapiranga – possui 11,2 km, sendo 0,6 km entre a Ciclofaixa Zona Sul/Oeste (também conhecida como Ciclofaixa entre Parques)e a Ciclovia do Rio Pinheiros, e 10,6 km interligando a Ciclovia do Rio Pinheiros à Ciclovia Parque Praia São Paulo, junto à Represa Guarapiranga no extremo Sul da Cidade.
Além de interligar estas duas ciclovias, a ciclofaixa de lazer Guarapiranga possibilita que os ciclistas que utilizam a Ciclofaixa de Lazer entre Parques das Zonas Oeste/Sul acessem a região da Represa Guarapiranga, assim como a população residente dessa parte da cidade chegue pedalando à região do Parque do Ibirapuera, da Avenida Paulista e do Centro.
Para tanto, os ciclistas devem utilizar boa parte do trajeto pela Ciclovia do Rio Pinheiros (30 km nos dois sentidos), acessando pela entrada junto à Estação Vila Olímpia da CPTM (desde a passarela da EMAE) até seu final na Av. Miguel Yunes, junto à Ponte Vitorino Goulart.
Recomendações ao Público
· Respeite a sinalização;
· Por trata-se de uma ciclofaixa de lazer a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
· Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez;
· É proibida a utilização da ciclofaixa por pedestres, patinadores e skatistas;
· Motorista, não estacione em locais proibidos, frente a guias rebaixadas, em canteiros centrais, em fila dupla ou onde haja canalizações com cones e cavaletes;
· Motorista, não embarque ou desembarque em fila dupla ou afastado da calçada;
· Motorista, ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;
· Caso não se dirija às regiões, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento.
Fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.