19.5 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Secretaria Municipal de Transportes entrega as ciclovias da Avenida Paulista e da Rua Itápolis

Com a inauguração dessas vias exclusivas para bicicletas, a cidade passa a contar com 334,9 km de malha cicloviária

A Avenida Paulista ganhará neste domingo (28) 2,7 km de ciclovia. A Rua Itápolis também será beneficiada com 1,7 km de via destinada aos ciclistas. As implementações estão sendo feitas pela Secretaria Municipal de Transportes por intermédio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e São Paulo Transporte (SPTrans).

O percurso na Paulista será bidirecional ocupando o canteiro central, entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua Haddock Lobo. Na esquina com esta rua, quando o canteiro central termina e dá lugar ao Túnel José Roberto Fanganiello Melhem (Complexo Viário Paulista), a ciclovia continua bidirecional na faixa da esquerda até a Rua da Consolação e segue à direita entre a Consolação ea Avenida Angélica.

As oito faixas de rolamento foram mantidas e redimensionadas e houve alargamento do canteiro central, que ficou com 4 metros, e elevação de 18 centímetros em relação às pistas, com nivelamento nos cruzamentos da via.

O pavimento da ciclovia não foi pintado, mas construído em concreto pigmentado. O método garante maior durabilidade, regularidade e resistência do piso.

Para garantir maior segurança nas travessias, a sinalização semafórica existente foi sincronizada para o fluxo de bicicletas.

“A inauguração da ciclovia da Avenida Paulista e da Rua Itápolis marca a postura da atual administração de democratizar o espaço público ao priorizar o pedestre, o ciclista e o transporte público”, afirma o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

O projeto também engloba a instalação de dutos para passagem de fibra óptica e cabeamento sob o canteiro central. A extensão das redes de dutos é de 3.022m.

Uma ligação entre as ciclovias Paulista e Treze de Maio foi implantada na Praça Oswaldo Cruz, onde foi feita a troca do piso, a reforma das jardineiras e das muretas em volta das árvores e a instalação de nova iluminação.

A Avenida Bernardino de Campos, que integrará esse novo eixo cicloviário, está passando por uma requalificação urbanística, seguindo o mesmo padrão arquitetônico da Paulista. Isto implica em enterramento da fiação, iluminação reforçada no canteiro central, implantação de totens de sinalização e de informações e reforma das calçadas.

Os recursos, que totalizam R$ 12,2 mi para a implantação das ciclovias da Av. Paulista e Av. Bernardino de Campos, são provenientes do Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vinculado à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Ciclovia Rua Itápolis

Na mesma data, também será entregue a ciclovia da Rua Itápolis. O trajeto passa ao lado do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) e faz conexão com as ciclovias da avenidas Paulista e Pacaembu.

Com essas inaugurações, a cidade passa a contar com 334,9 km de malha cicloviária, incluindo 31,9 km de ciclorrotas. A atual gestão inaugurou 238,3 km de ciclovias desde junho de 2014. Antes, São Paulo possuía 64,7 km de ciclovias.

Ciclovia na Paulista é importante

A gerente de Recursos Humanos, Gisele Santos, mora na região da Consolação e costuma usar a ciclofaixa da Avenida Paulista aos domingos. Para ela, a ciclovia é um divisor de águas na mobilidade urbana da cidade. “A implantação da ciclovia na Avenida Paulista simboliza o direito ao convívio democrático entre os diferentes meios de transporte”, diz.

Quem também aprovou a ciclovia é o operador de áudio, Cléo Rodrigues. Ele trabalha na Avenida Paulista e gosta de usar a bicicleta para se locomover na cidade. “Uso a bicicleta todos os dias para vir ao trabalho. Com a ciclovia, a gente ganha mais um espaço pra pedalar com segurança. Sem contar que a ciclovia ficou muito bonita, né?”, avalia.

Neste domingo, além da entrega da ciclovia, a ciclofaixa da Paulista funcionará normalmente entre 7h00 e 16h00.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS