Roubo de cargas cresce em maio na Grande São Paulo

Os roubos de pequenas cargas –chamados pela polícia de “roubo de oportunidade”– impulsionaram o aumento de 7,5% nos registros desse tipo de crime na Grande São Paulo no mês de maio em comparação com o mesmo mês de 2014.

O levantamento, feito pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) divide São Paulo em cinco regiões: o Estado como um todo, apenas a capital paulista, a Grande São Paulo, o interior inteiro, e apenas a região de Campinas (a 93 km de São Paulo). Com exceção da Grande SP, houve queda no número de roubos de pequenas cargas em todas as outras divisões.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Houve 172 casos na Grande São Paulo no último mês de maio, ante 160 de maio do ano passado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pelo secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, durante uma reunião com prefeitos da região de Campinas.

    De acordo com Moraes, o roubo de carga acontece, quase sempre, na hora do descarregamento, e o principal produto roubado são alimentos. Guarulhos, sede do aeroporto internacional de São Paulo, concentra a maior parte dos casos.

    Segundo o secretário, o policiamento está sendo reforçado para combater o roubo de oportunidade. “Na capital, que corresponde a 52% das ocorrências de roubo de carga, o policiamento tem sido alterado para combater esse tipo de ação criminosa”, afirmou, sem dar detalhes.

    Algumas prisões de quadrilhas especializadas neste tipo de crime foram realizadas em maio, o que enfraquece as ações por parte dos criminosos, segundo especialistas em segurança. O secretário, porém, atribuiu a queda às investigações e à melhoria do policiamento. De acordo com ele, o roubo de carga cresceu 2% de janeiro a maio no Estado. Ao se considerar apenas o primeiro quadrimestre, a alta foi de 10%.

    ESTADO

    Só no mês de maio, os casos de roubo de cargas no Estado caíram 8,68% em comparação ao mesmo período do ano passado –de 772 para 705. Na capital, a queda foi de 14,32% no mês (66 casos a menos) e, no interior, de 8,61% (menos 13 casos), de acordo com os dados divulgados.

    Já na região de Campinas, considerada o “triângulo das bermudas” do roubo de cargas, por causa dos acessos rodoviários para as vias Anhanguera, Bandeirantes, Dom Pedro 1º e Santos Dumont, também houve queda de 12,9% (sete casos a menos) em relação a maio do ano passado.

    Fonte: Folha de São Paulo