Redução de velocidade das marginais Tietê e Pinheiros é adiada para julho

Anunciada para ser implantada até o fim deste mês, a redução de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, foi adiada para julho. A velocidade nas pistas expressas cairá de 90 km/h para 70 km/h. Nas pistas locais e centrais, a redução será de 70 km/h para 60 km/h. Em alguns trechos como de curvas e onde há faixas de ônibus, a diminuição será de 60 km/h para 50 km/h.

As novas placas de sinalização já estão sendo feitas, mas ainda não há previsão da data da colocação nas marginais.

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  • Segundo o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, a mudança ocorreu porque inicialmente a alteração seria feita em conjunto com a entrega do trecho Leste do Rodoanel até a Rodovia Dutra. “Na verdade nós tínhamos uma estratégia de fazer em forma conjunta. Eu estou desconfiado que eles não vão entregar o trecho do Rodoanel agora”, afirmou.

    De acordo com Tatto, a alteração em conjunto que a entrega do Rodoanel porque existe uma política relacionada a velocidade da Avenida Jacu Pêssego, onde há grande circulação de caminhões.

    “Mas não dá pra esperar eles[estado], eles são muito lerdos, é difícil fazer política em conjunto. Se a gente combina não dá o combinado porque eles não fazem a parte deles”, declarou sobre a demora da entrega do trecho do Rodoanel Leste até a rodovia Presidente Dutra. As obras estão atrasadas há pelo menos 10 meses, de acordo com o secretário.

    A Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) não comentou se há atraso nas obras, mas disse, em nota, que a Prefeitura de São Paulo “deve estar com informações desatualizadas sobre o andamento das obras do trecho Leste”.

    Segundo a agência, o governador Geraldo Alckmin anunciou na semana passada que o segmento do trecho Leste entre as rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra será entregue em 26 de junho, “antes da previsão do secretário para a previsão da redução de velocidade nas marginais”, citou na nota.

    Uma reunião será feita com a secretaria de Assistência Social e de Segurança Urbana para discutir sobre a presença de ambulantes nas vias e moradores de rua que se instalam debaixo de pontes e viadutos. “As duas principais mortes nas marginais são dessas pessoas, moradores de rua e ambulantes”, disse Tatto. Ele defende a criação de um política em conjunto para combater esse tipo de presença na via e terminar com os acidentes e mortes registradas nas marginais.

    No ano passado, as marginais Tietê e Pinheiros registraram 73 mortes por acidente de trânsito juntas.

    Fonte: G1

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