Nova Estação Francisco Morato pode ficar pronta só em 2017

Em reunião nesta quarta-feira (18/6) no CCO (Centro de Controle Operacional) na estação Brás da CPTM, o Presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o Sr. Paulo Magalhães Bento Gonçalves ao ser indagado sobre o atraso das obras da estação de Francisco Morato da Linha 7-Rubi, citou os problemas e contratempos ocorridos que tem interferido no prazo.

Iniciada em 2010, com a construção da estação provisória, a nova estrutura previa melhorias significativas, porém devido a problemas com construtoras, questões judiciais, de terreno e políticas, a obra sofreu alterações no prazo.

Paulo Magalhães foi categórico ao dizer que o prazo previsto atualmente, este inclusive com conhecimento do governador Geraldo Alckmin, é para o fim do ano de 2017. Segundo ele, a estação fica em uma região de aterramento que deixa o terreno um pouco instável, já que a região fica no centro da cidade que sofre com constantes alagamentos em épocas de chuva.

Dentre outros empecilhos, está o fato de que a segunda colocada na licitação da obra entrou na justiça requerendo o direito ao contrato, atrasando ainda mais a conclusão da obra, junto ao fato de que foram prometidos dez piscinôes para a cidade sendo entregue um, que sofre de assoreamento. O projeto vencedor foi criado sem levar em conta que os dois túneis que passarão por baixo dos trilhos teriam trens de carga passando, o que muda totalmente a estrutura e execução, uma vez que o peso é maior de 22 toneladas, eixo de trem de passageiros, para 32 a 40 toneladas, um eixo de trem de carga.

Sendo assim os usuários de Francisco Morato, tem que esperar por mais dois anos e meio para que possam ter o “sonho” de uma nova estação sendo realizado, diferentemente de Ferraz de Vasconcelos prevista para 31 de julho deste ano e a de Suzano, com prazo previsto para março de 2016.

Em 01/07 a CPTM respondeu, via Twitter, a dúvida de um usuário sobre o atraso nas obras da reforma da estação de Francisco Morato, abaixo segue a resposta fornecida:

Informamos que a Estação Francisco Morato está passando por reformas, e após a realização dessas obras, a região receberá uma estação moderna e devidamente acessível, colaborando para o conforto de nossos usuários.

Também esclarecemos que, em razão de uma decisão liminar da Justiça, a obra de reconstrução da Estação Francisco Morato está paralisada, motivo pelo qual o cronograma foi alterado. Visando reverter a decisão, a CPTM contratou o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para confirmar a viabilidade do projeto.

Para executar as obras de reconstrução e garantir o atendimento à população, a CPTM implantou uma estação provisória dotada de rampas de acesso para atender pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida bem como de pessoal capacitado para orientar e auxiliar os usuários em sua locomoção.

Deixe um comentário