19.5 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Ciclofaixa de Lazer Centro-Luz será desativada neste domingo

A Companhia de Engenharia de Tráfego – CET vai suspender excepcionalmente neste domingo (21/06), em período integral, o funcionamento da Ciclofaixa de Lazer Centro-Luz, devido à realização de vários eventos na área relacionados à Virada Cultural. Os ciclistas deverão realizar o retorno na Avenida Liberdade, canteiro central, junto à Rua da Glória, e na Praça Roosevelt.

As demais Ciclofaixas de Lazer terão funcionamento normal, das 7h00 às 16h00.

No próximo domingo (28/06), as ciclofaixas serão ativadas normalmente, das 7h00 às 16h00. A iniciativa conta com o patrocínio da Bradesco Seguros.

Ciclofaixas de Lazer

A malha cicloviária da cidade de São Paulo possui 471,7 quilômetros de extensão, caracterizada pela presença de diferentes tipologias voltadas para o trânsito seguro de bicicletas, como ciclovias, ciclofaixas operacionais de lazer e rotas de bicicletas. Só de ciclofaixas de lazer são 141 Km, distribuídos da seguinte forma:

Ciclofaixa de Lazer Sul/Oeste (também conhecida como Ciclofaixa entre Parques) – liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco) – 45 quilômetros de extensão.

Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte – liga a Praça Heróis da F.E.B. à Estação do Metrô Parada Inglesa, permitindo acessar também o Parque da Juventude – 8 quilômetros de extensão (4 km em cada sentido); em Outubro/2012 entrou em operação o prolongamento interligando a ciclofaixa à Ciclovia Braz Leme. O percurso é feito pela Avenida Santos Dumont e possui 500 metros de extensão nos dois sentidos.

Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste – liga a Avenida Governador Carvalho Pinto ao Parque Linear Engenheiro Werner Zulauf-Tiquatira – 14 km de extensão (7 km em cada sentido).

Ciclofaixa de Lazer Paulista-Centro-Ibirapuera – O circuito completo totaliza 41,7 km de extensão. Na Avenida Paulista, a ciclofaixa é operada em toda a avenida, em ambos os sentidos, ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz. Esse trecho é interligado ao Centro através do eixo Vergueiro-Liberdade. Ao chegar à região central, o percurso passa por pontos turísticos históricos, como o Teatro Municipal, o Viaduto do Chá, o Mosteiro São Bento, as praças Dom José Gaspar, Franklin Roosevelt e da Luz, conectando-se ao Elevado Costa e Silva. O percurso chega também até a região do Ibirapuera pelo eixo Vergueiro-Domingos de Morais-Jabaquara-Indianópolis.

Ciclofaixa de Lazer Guarapiranga – 41.2 km, sendo 11,2 km de ciclofaixa de lazer e 30 Km de ciclovia.Interliga a Ciclovia do Rio Pinheiros com a Ciclovia Parque Praia São Paulo, que contorna a Represa de Guarapiranga, no extremo Sul da Cidade. Possibilita que os ciclistas que utilizam a Ciclofaixa de Lazer entre Parques das zonas Oeste/Sul acessem a região da Represa Guarapiranga, assim como a população residente dessa parte da cidade chegue pedalando a região do Parque do Ibirapuera, da Avenida Paulista e do Centro. Para tanto, os ciclistas irão circular boa parte do trajeto pela Ciclovia do Rio Pinheiros (30 Km nos dois sentidos), no trecho da Avenida Nações Unidas entre a estação Vila Olímpia da CPTM (desde a passarela da EMAE) até a Avenida Miguel Yunes. Nesse trecho, a Ciclovia do Rio Pinheiros possui os seguintes acessos atualmente em uso: Estação Jurubatuba, Estação Santo Amaro e Ponte Cidade Universitária. Dos 11,20 Km de extensão da nova ciclofaixa, 600 metros correspondem ao caminho da Avenida Doutor Cardoso de Melo desde a Rua Funchal (onde se conecta com a Ciclofaixa de Lazer entre Parques) até a Avenida Nações Unidas, na altura da estação CPTM Vila Olímpia. A partir daí, o percurso continua pela Ciclovia do Rio Pinheiros até encontrar a Avenida Miguel Yunes. O trajeto segue, então, mais 10,6 Km, passando pela Avenida Miguel Yunes, Ponte Vitorino Goulart da Silva, alça de acesso para a Rua Plínio Schimdt, Praça Automóvel Clube Paulista, Avenida Feliciano Correa, Avenida Jacinto Júlio, Avenida do Jangadeiro, Praça Moscou, Avenida Interlagos, Praça Enzo Ferrari, Avenida José Carlos Pace, Avenida Luiz Romero Sanson, passando pela Praça Natividade Simões França, Avenida Berta Waitman até a junção com a Ciclovia Parque Praia São Paulo situada à Avenida Atlântica (antiga Avenida Robert Kennedy), já na Represa Guarapiranga.

Recomendações ao Público

· Respeite a sinalização;
· Por se tratar de uma ciclofaixa de lazer a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
· Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez;
· É proibida a utilização da ciclofaixa por pedestres, patinadores e skatistas;
· Caso não se dirija à região, busque utilizar vias alternativas, evitando passar nas imediações do evento.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS