20 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Ciclistas e pedestres ocupam a Avenida Paulista para a inauguração da ciclovia

O novo equipamento, com 2,7 km de extensão, foi entregue pelo prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto. O traçado faz parte da malha cicloviária, que alcançou 334,9 quilômetros e vem sendo ampliada na cidade.

Milhares de ciclistas vieram de todas as regiões da capital, de outros municípios e várias partes do país para acompanhar a inauguração da ciclovia em um dos mais conhecidos cartões postais de São Paulo: a Avenida Paulista. O espaço foi transformado em um grande ponto de encontro e diversão.

A atração pela nova ciclovia fez o assessor comercial, Arlindo Novaski, 62, se deslocar do bairro de Santana, na Zona Norte, para curtir a novidade. “Estou maravilhado com a beleza desta ciclovia, vou pedalar todos os finais de semana aqui”, afirmou.

Para a aposentada, Malvina da Silva, 64, que veio de Brasília, a ciclovia é nota 1000. “Não existe em nenhum lugar ciclovia mais linda do que a da Paulista, é uma beleza feita com carinho pela prefeitura”, afirmou.

O prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, pedalaram na nova via acompanhados por muitos ciclistas. Haddad destacou que a ciclovia da Avenida Paulista é um marco para a cidade. “Entregamos aos paulistanos esta ciclovia, que é o maior símbolo da mudança de cultura que pretendemos implantar no trânsito, com convívio pacífico e qualidade de vida com a presença das bicicletas”, disse.

Para Jilmar Tatto, a ciclovia é uma conquista “de todos os cidadãos que gostam da cidade de São Paulo”, lembrando sua relevância para a malha cicloviária, “como um eixo importante de ligação às regiões Sul, Leste e Central”.

Imagem: CET

A eixo da ciclovia da Paulista inclui mais 800 metros do trecho da Avenida Bernardino de Campos, que está em implementação e deverá ser entregue no próximo mês. Esse trajeto completo está orçado em R$ 12,2 milhões com recursos provenientes do Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, vinculado à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Ainda no domingo, também foi aberta a ciclovia na Rua Itápolis, com 1,7 km de extensão, como um dos principais eixos de ligação com a região Oeste da cidade.

Fechamento aos domingos

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está estudando o fechamento da Avenida Paulista aos domingos para o uso exclusivo de pedestres, ciclistas e demais usuários da ciclovia. Tatto avalia a possibilidade como positiva. Técnicos da CET estão estudando a viabilidade da proposta.

“Seria bom fazer da Paulista, aos domingos, um grande parque, onde as pessoas pudessem passear com tranquilidade, com segurança, do ponto de vista da circulação viária, não há dificuldade nenhuma”, afirmou o secretário.

Caso, no futuro, haja o fechamento da Paulista aos domingos, seria possível montar uma operação especial para acesso aos hospitais da região. Para os moradores, poderia ser concedida autorização especial, assim como para o comércio e hotéis.

Imagem: CET

Operação de trânsito

Para garantir segurança às pessoas que foram participar da inauguração, A CET interditou o trânsito entre o trecho entre a Praça Oswaldo Cruz e a Rua da Consolação, em ambos os sentidos, das 10h às 17h.

Agentes de trânsito monitoraram na região e o fluxo de veículos foi desviado para a Alameda Santos (sentido Consolação/Paraíso) e para as Ruas Cincinato Braga e São Carlos do Pinhal (sentido Paraíso/Consolação).

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS