Veja o que abre e o que fecha em São Paulo no Dia do Trabalho

Quem ficar em São Paulo durante o feriado de 1º de maio deve ficar atento às mudanças de horário de funcionamento de alguns serviços e órgãos municipais, além de bancos. Confira abaixo o que abre e o que fecha nesta sexta-feira:

Bancos
As agências bancárias não funcionam na sexta-feira, de acordo com a Febraban.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

Poupatempo
Os postos do Programa Poupatempo ficam fechados na sexta-feira e no sábado (2).

Detran
Todas as unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) fecham na
sexta-feira e voltam a funcionar normalmente na segunda (4). Os serviços de trânsito nos postos do Poupatempo e o atendimento pelo Disque Detran-SP também estarão indisponíveis.

Procon
Os postos de atendimento pessoal dentro das unidades do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera ficam fechados na sexta-feira. O atendimento eletrônico e telefônico também não funciona. O funcionamento dos Procons municipais fica a critério da administração municipal.

Shoppings
As lojas dos shoppings da cidade funcionam na sexta-feira, das 14h às 20h. As praças de alimentação abrem das 11h às 23h.

Transporte

Trechos das linhas da CPTM funcionarão de sexta a domingo com maiores intervalos por causa de obras de modernização.

Na Linha 7-Rubi, a circulação fica interrompida entre as estações Francisco morato e Campo Limpo Paulista, das 4h às 17h30. Senhas para ônibus de conexão serão distribuídas nas estações. Das 4h de sexta-feira à 0h do sábado, o intervalo médio será de 24 minutos entre Caieiras e Franco da Rocha.

A partir das 23h do sábado, o intervalo médio será de 24 minutos entre as estações Luz e Francisco Morato. No domingo, das 4h às 17h, a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Caieiras. Os ônibus de conexão terão paradas intermediárias na Estação Pirituba. O intervalo médio será de 21 minutos entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda e 30 minutos entre Caieiras e Jundiaí.

Na Linha 8-Diamante, das 4h da sexta-feira à 0h do domingo, o intervalo médio será de 20 minutos entre as estações Barueri e Itapevi. No domingo, das 9h às 19h, os trens passam a cada 18 minutos entre as estações Júlio Prestes e Itapevi.

No domingo, na Linha 9-Esmeralda, intervalo médio será de 18 minutos em toda a linha, das 4h à 0h.

Na Linha 10-Turquesa, no domingo, das 8h às 17h, os trens passarão a cada 24 minutos entre as estações Mauá e Rio Grande da Serra.

Na sexta-feira, na Linha 11-Coral, das 4h às 16h, o intervalo é de 20 minutos entre Luz e Brás. Até 0h de sábado e a partir das 23h do mesmo dia, o intervalo médio será de 15 minutos entre Guaianases e Estudantes. A espera é a mesma no domingo, das 4h às 17h.

Na Linha 12-Safira, serão 25 minutos de espera em toda linha na sexta, das 4h à meia-noite. No sábado, os trabalhos recomeçam a partir das 23h e o intervalo passa a ser de 30 minutos. Das 4h às 17h no domingo, a circulação fica interrompida. Os ônibus de conexão percorrerão os seguintes itinerário: do Tatuapé ao Itaim Paulista, com paradas nas estações USP Leste e São Miguel Paulista; e do Itaim Paulista a Poá, com paradas estações Itaquaquecetuba e Aracaré.

O Metrô vai operar no feriado com frota equivalente à utilizada aos domingos. No fim de semana, todas as linhas terão operação normal. Por causa do retorno à São Paulo, na segunda-feira (4), a abertura das estações será antecipada, com exceção da Linha 5-Lilás, que começa a funcionar no horário habitural, a partir das 4h40.

A CET vai ativar as ciclofaixas de lazer na sexta-feira, das 7h às 16h, com exceção do trecho da Zona Norte, por causa de manifestações do Dia do Trabalho. No domingo, as faixas funcionam normalmente, a não ser a ciclofaixa do Parque da Luz, que fica suspensa.

Abastecimento
Na sexta-feira, os mercados municipais atendem nos seguintes horários: Teotônio Vilela, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Central Leste, das 7h às 18h; Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi, Vila Formosa, das 8h às 13h; e Guaianases, das 8h30 às 13h. Kinjo Yamato, Lapa, Paulistano, Pinheiros, Santo Amaro e São Miguel ficam fechados.

Os sacolões funcionam nos seguintes horários: João Moura, 7h às 13h; Butantã, das 7h às 13h30; Brigadeiro e Rio Pequeno, das 7h às 14h; Avanhandava, das 7h às 14h30; Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h; Jaguaré, das 7h às 18h, Jaraguá, das 8h às 13h; Bela Vista, Cohab Adventista, City Jaraguá, Lapa e Piraporinha, das 8h às 14h; Cidade Tiradentes, das 8h às 15h. Santo Amaro e São Miguel ficam fechados.

Cultura
Funcionam todos os dias: Beco do Pinto, Capela do Morumbi, Casa da Imagem (antiga Casa nº 01), Casa de Cultura Palhaço Carequinha, Casa de Cultura São Mateus, Casa do Grito, Casa Modernista, Casa do Tatuapé, Centro Cultural São Paulo (exceto a Biblioteca Braile e Multimeios), Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (na sexta e no domingo, das 10h às 18h, e no sábado, das 10h às 22h), Centro da Memória do Circo, Galeria Olido, OCA (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez), Ônibus Bibliotecas, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Sítio da Ressaca, Sítio Morrinhos, Solar da Marquesa de Santos, Teatro Alfredo Mesquita, Teatro Cacilda Becker, Teatro Décio de Almeida Prado, Teatro João Caetano, Teatro Leopoldo Fróes, Teatro Martins Penna e Teatro Zanoni Ferrite.

Funcionam no sábado e no domingo: Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, Pe. José de Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Paulo Setúbal, Bosques de Leitura, Casa de Cultura Campo Limpo, Casa de Cultura do Itaim Paulista, Casa de Cultura Raul Seixas (Parque Raul Seixas), Casa de Cultura Salvador Ligabue, Centro Cultural da Penha e Ponto de Leitura Piqueri.

Estarão abertos só no sábado: Arquivo Histórico Municipal, Biblioteca Mário de Andrade, Biblioteca Pública Circulante (Mário de Andrade), Casa de Cultura Brasilândia, Casa de Cultura Butantã, Casa de Cultura Julio Guerra / Casa Amarela e Casa de Cultura de São Miguel Paulista.

Fechados todos os dias: Bibliotecas de Bairro, Casa de Cultura Chico Science, Casa de Cultura Cidade Tiradentes (Espaço Cultural Casa da Fazenda), Casa de Cultura Cora Coralina, Casa de Cultura Manoel Cardoso de Mendonça, Casa de Cultura M’ Boi Mirim, Casa de Cultura do Tremembé, Casa do Bandeirante, Casa do Sertanista, Chácara Lane, Escola Municipal de Bailado, Escola Municipal de Iniciação Artística, Escola Municipal de Música e Monumento à Independência (Capela Imperial).

A Hemeroteca e Casa de Cultura Tendal da Lapa funcionam mediante agendamento.

O Teatro Artur Azevedo, Teatro Flávio Império e Teatro Paulo Eiró estão fechados e em reforma.

Educação
As unidades educacionais ficam fechadas no Dia do Trabalho e os Centros Educacionais Unificados (CEUs) abrem na sexta-feira, das 8h às 18h, e no final de semana das 8h às 20h.

Esportes
Os equipamentos esportivos ficarão abertos de sexta a domingo. Os programas “Temático de Artes Marciais” e “Dança de Salão” serão suspensas.

Saúde
Os hospitais, prontos-socorros, UPAs e AMAs 24 horas funcionam normalmente. As AMAs tradicionais abrem das 7h às 19h. As Unidades Básicas de Saúde (UBS), Ambulatórios de Especialidades, AMAs Especialidades e Hospitais Dia da Rede Hora Certa fecham na sexta-feira.

Subprefeituras
As Praças de Atendimento não funcionarão.

Ecopontos
Os ecopontos funcionam na sexta-feira, das 6h às 18h.

Trabalho
As unidades fixas do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) não terão atendimento. As unidades móveis terão ações no Anhangabaú, das 10h às 18h, na Emerlino Matarazzo, das 9h às 16h e no Feirão Limpa Nome, no CEU Caminho do Mar, e em São Mateus, das 8h às 17h.

Verde e Meio Ambiente
Os parques municipais funcionam normalmente.

Deixe um comentário