Uma leitora que passa diariamente pela Estação Capão Redondo da Linha 5-Lilás do Metrô, na Zona Sul, nos relatou sobre a presença constante de ambulantes nas imediações da estação, onde acontece confusões, falta de segurança para manter a ordem e risco aos passageiros.
Confira o relato:
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“Sou moradora próximo ao bairro da Estação Capão Redondo, vi vários comentários sobre os vendedores ambulantes nas estações e as notícias me chamaram atenção. Vejo descasos todos os dias entre vendedores e pedestres (usuários) das vias próximas, se você tem algum problema seja qual for, eles arrumam confusão mesmo, não querem nem saber partem para cima sem pudor nenhum, já presenciei brigas por compras indevidas por validade, por defeitos, enfim por qualquer motivo. Quando começa a discussão com um, os outros vão se aglomerando e partem para agressão. Deveria ter mais policiamento ou até estes guardas metropolitanas, porque quando a base está na estação não fica um, desta forma seria mais segurança aos usuários, nada contra ao trabalhos deles, mas devido o temperamento acaba sendo perigoso. Por que quando começa a confusão os guardas estão lá dentro e não vem ver o que está acontecendo ou procurar amenizar a situação. Gostaria que as autoridades tomassem mais conhecimento e atitude.
Procuramos o Metrô de São Paulo solicitando esclarecimentos e foi enviada a resposta abaixo.
Resposta do Metrô de São Paulo
“Esclarecemos que a equipe de segurança realiza estratégias para coibir o comércio irregular em todas as áreas do Metrô. Na Estação Capão Redondo, especificamente, temos adotado estratégia para combater o comércio ambulante que está nas nossas áreas, seja no terminal intermunicipal ou no entorno da estação, com recolhimento diário de mercadorias. Infelizmente, quando saímos do local, para cobrir outras necessidades do sistema, rapidamente retornam e voltam ao comércio irregular. Mantemos contato com a subprefeitura, para ação conjunta no local. Solicitamos que ao se deparar com pedintes em nossas dependências, procure por um empregado, não necessariamente Agente de Segurança, para agilizar as providências necessárias. Informamos, também, que disponibilizamos aos nossos usuários um serviço de SMS denúncia, sob o número 97333-2252, onde através de um torpedo enviado por celular, o Centro de Controle da Segurança aciona os empregados mais próximos para atender a ocorrência. Agradecemos pelo contato e permanecemos à disposição.”
Você no Mobilidade
Se você quiser enviar alguma reclamação, flagrante ou denúncia para o Mobilidade Sampa, basta encaminhar via WhatsApp pelo número (11) 96292-9448 ou enviar um e-mail para sampamobilidade@gmail.com que encaminhamos a demanda para as empresas responsáveis e assim que houver alguma resposta, publicamos neste espaço.