Cerca de 30 motoristas e cobradores de micro-ônibus conveniados a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) realizaram um protesto nesta segunda-feira (25) na Rua Boa Vista, no Centro de São Paulo, em frente à sede da Secretaria de Transportes Metropolitanos. A Polícia Militar acompanhou a movimentação no local desde as 3h25 da manhã. O grupo estava em frente a Secretaria dos Transportes esperando para conversar com o secretário Clodoaldo Pelissioni.
Os operadores do serviço Reserva Técnica Operacional (RTO) protestam contra uma decisão judicial que impede a circulação desses veículos na região da Bacia de Juqueri, que inclui os municípios de Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Por volta das 8h10, a faixa da direita da pista estava bloqueada por mais de 30 micro-ônibus. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a faixa da direita ficou interditada na altura do número 100 desde as 3h da manhã e a lentidão era apenas por aproximação.
Os operadores também realizaram um protesto no dia 12 de maio, após serem transferidos para 11 linhas das regiões de Cotia, Osasco e Carapicuíba.
Os operadores pedem para voltarem a fazer o itinerário antigo.
A EMTU informou ao portal Terra que se reuniu nesta segunda-feira com 28 representantes do RTO e estuda redistribuir os operadores das linhas extintas em novos trajetos. Uma nova rodada de negociações está marcada para a próxima quinta-feira (28).
Por volta das 15h50 o protesto se encerrou na Rua Boa Vista.